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Intelbrás expõe seus produtos no Vitrine do Exportador

13/11/2002

A Intelbrás S/A – Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira decidiu incorporar mais uma ferramenta à sua estratégia de promoção comercial no exterior: foi a primeira empresa a colocar uma página no Vitrine do Exportador (www.vitrinedoexportador.gov.br) anunciando seus produtos. O Vitrine do Exportador foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, dentro do Portal do Exportador (www.portaldoexporador.gov.br), para facilitar a divulgação dos produtos brasileiros em outros mercados.

O Vitrine permite à empresa a exposição de seus produtos, que pode ser vista por importadores de todos os países via Internet. “O acesso ao Vitrine do Exportador está sendo útil à empresa na medida em que o importador interessado em comprar nossos produtos pode manter contato conosco virtualmente, reduzindo o tempo e o custo que envolvem essas operações”, afirmou o assistente de exportação da Intelbrás, Andrey Cristiano Petersonn.

De acordo com ele, os sites criados pelo Governo Federal, especialmente o Portal do Exportador e o Vitrine do Exportador, do Ministério do Desenvolvimento, são um ótimo canal de divulgação no exterior das empresas e produtos brasileiros. Por isso, segundo Petersonn, a Intelbrás, tradicional exportadora de equipamentos de telefonia para a América Latina, decidiu incluir a sua “vitrine virtual” no Vitrine do Exportador.

A Intelbrás está em busca de novos mercados para seus produtos, informa o diretor comercial da empresa, Sérgio Cavallante. É que o mercado da América Latina encolheu em decorrência da crise na Argentina, exigindo da empresa novas estratégias de sobrevivência. De acordo com Cavallante, a empresa tem capital 100% nacional, mais de mil funcionários e detém 40% do mercado interno. O plano agora é chegar aos mercados dos Estados Unidos e México.

Para o ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral, o Vitrine “é uma idéia simples e barata” de promoção comercial, e deve ser usado pelas empresas que querem expandir seus negócios no mercado internacional. A diretora do Departamento de Planejamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Lília Monteiro, vê o Vitrine como “um instrumento importante, simples e fácil para a promoção dos produtos brasileiros no exterior”. Todas as empresas devem utiliza-lo, recomenda.

Todas as empresas cadastradas no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) terão seus nomes divulgados no Vitrine do Exportador. De acordo com a Secex, há 19 mil empresas exportadoras cadastradas no Sistema.

(Alice Rosas Maciel)

http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5¬icia=4867