RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Inovação » Notícias » Fábrica de semicondutores anuncia investimentos no Brasil

Fábrica de semicondutores anuncia investimentos no Brasil

20/01/2012

Fábrica de semicondutores anuncia investimentos no Brasil

Brasília (20 de janeiro) – Em encontro com o secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Nelson Fujimoto, nesta quarta-feira (18), o presidente da fabricante de semicondutores Nanium, Armando Tavares, anunciou que a empresa iniciará suas atividades no Brasil até a primeira semana de fevereiro, com a constituição da Nanium Holding. A sede da empresa portuguesa ficará em Belo Horizonte e, em um primeiro momento, irá operar apenas na prestação de serviços, como consultoria na área de tecnologia aplicada.

O passo seguinte é a instalação de uma fábrica de semicondutores no país em parceria com uma empresa nacional. A Nanium possui know-how na fase de packaging (ou encapsulamento) dos chamados chips, os cérebros dos equipamentos eletrônicos. O local deve ser definido até março. Entre os estados que podem receber os investimentos, estão Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os representantes da Nanium afirmaram que o projeto nasce com “pé no chão”, mas ponderaram que o objetivo é viabilizar o negócio para produção imediata, fazendo “um trabalho significativo de substituição de importações” no Brasil.

O secretário Nelson Fujimoto considerou o anúncio um gesto inicial importante justamente porque o Brasil hoje é o “terceiro maior produtor de computadores do mundo”, “um grande mercado para televisores e telefones”, mas tem uma balança comercial desfavorável na área de eletrônicos porque não tem produção relevante de semicondutores. “Um dos nossos objetivos com o Plano Brasil Maior é atrair investimentos para suprir deficiências do país em alguns elos da cadeia produtiva. É o caso das tecnologias de informação e comunicação. Daí a importância desse anúncio”, ressaltou Fujimoto.

Há dois projetos na área de semicondutores em desenvolvimento no Brasil. Um deles é o CEITEC S.A., empresa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizada em Porto Alegre (RS), a empresa é resultado de investimento de R$ 500 milhões do Governo Federal. Conta com um Design Center e uma Foundry, inaugurada em 2010, que hoje é a única na América Latina capaz de produzir circuitos integrados em escala comercial. A empresa tem quatro chips inteiramente projetados por sua equipe em Porto Alegre. Desses, um já está em produção em volume (Chip do Boi, para o mercado de identificação animal); outro está em fase final de testes (CTC 13000, para múltiplas aplicações na área de logística); e outros dois prototipados e em testes de laboratório.

O outro projeto é uma joint-venture brasileiro-coreana chamada HT Micron, em fase de construção em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Prevista para abrir as portas no final de 2012, a fábrica tem investimentos previstos de US$ 200 milhões. 

 

Mais informações para a imprensa:

Narciso Portela
narciso.portela@mdic.gov.br
www.mdic.gov.br
(61) 2027-7232

http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=3¬icia=11257