RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » O Ministério » Notícias » Exportações de Goiás continuam crescendo

Exportações de Goiás continuam crescendo

25/01/2002

As vendas do estado de Goiás ao exterior cresceram cerca de 10% em 2001 em relação a 2000. É o segundo ano consecutivo que as exportações do estado apresentam crescimento.

Em 2000, Goiás exportou 67% a mais que 1999. Apesar de ter sido inferior a 2000, o crescimento das vendas externas do estado em 2001 ficou bem acima do aumento das exportações brasileiras no mesmo período, que foi de cerca de 6%.

Os bons resultados são reflexo do direcionamento estratégico e político que Goiás vem dando para o comércio exterior. Depois de perceber a falta de programas estaduais capazes de alavancar a balança comercial do país, os goianos resolveram implantar, em julho de 2001, o Programa Especial de Exportação (PEE) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Inicialmente lançado como um programa nacional, o PEE passou a ter também o objetivo de iniciar e estruturar uma maior institucionalização do comércio exterior nos estados.

O ano de 2001 serviu para Goiás implantar o PEE e iniciar o planejamento de cada setor produtivo. Foram escolhidos os gerentes temáticos (do setor público) e os setoriais (iniciativa privada). Também foi realizada a primeira reunião com o setor de logística goiano para definir medidas e estratégias para um melhor funcionamento. Essas primeiras iniciativas vão abrir caminho para ações mais específicas, previstas para 2002.

O estado de Goiás vai apresentar o planejamento estratégico de cada gerência temática e definir as metas das gerências setoriais. Além disso, vai realizar cursos básicos de comércio exterior para os interessados, cadastrar as empresas exportadoras que atuam no estado, identificar as deficiências tecnológicas dos setores produtivos e especializar a mão-de-obra que atua nesses setores.

Para 2002, estão previstas também a municipalização do PEE, a organização do setor de logística e a implementação do Programa de Qualificação de pequenas e médias empresas na área de comércio exterior.

http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=4190