Vitrine do Exportador


Ferramentas de Apoio ao Exportador

Exporta Fácil

Para facilitar o acesso de empresas de pequeno, médio e grande portes ao mercado externo, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) oferece o Exporta Fácil, um serviço de remessa internacional que envia mercadorias até o limite de US$ 50 mil.

Não há restrições de quantidade de pacotes, desde que, individualmente, não ultrapassem 30 quilos. Basta preencher um único formulário de exportação - disponível até na internet - e entregar o documento em uma das 4.400 agências habilitadas em todo o país.

Todo o processo é feito com base na Declaração Simplificada de Exportação (DSE), criada pelo governo em 1999, para incentivar o pequeno exportador e abrir as portas do mercado internacional a novas empresas. Os Correios cuidam do desembaraço alfandegário no Brasil, com a emissão do Certificado de Exportação, que retorna ao exportador em qualquer lugar do país, ou seja, ele não precisa se deslocar até as cidades que disponham de autoridades alfandegárias para liberar as remessas.

O Exporta Fácil dispõe de diversas modalidades de entrega, com prazos e preços diferenciados, que atendem a mais de 215 países. O serviço inclui seguro automático gratuito, seguro opcional, preços acessíveis, pagamentos a faturar e coleta domiciliar.

O recebimento no Brasil do valor exportado também pode ser feito pelos Correios. Basta o importador utilizar o serviço de Vale Postal Internacional, disponível em vários correios do mundo, para a remessa de numerário via postal. Para saber mais sobre o Exporta Fácil dos Correios, clique aqui.