Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Servidores
Início do conteúdo da página

Servidores

Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2016, 14h34 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2016, 16h55

Todas as Informações relativas aos servidores do MDIC encontram-se disponíveis no Portal da Transparêcia.

 

Carreiras do MDIC


Carreira de Analista de Comércio Exterior (ACE)

A Carreira de Analista de Comércio Exterior, típica de estado, tem o objetivo principal de aparelhar o Estado com um corpo técnico de alta qualificação. Instituída pela Lei nº 9.620, de 2 de abril de 1998, ela conta hoje com 280 cargos. Os analistas atuam em diversas atividades da gestão do governo federal relacionadas ao comércio internacional, dentre as quais podemos citar: promoção comercial, negociações internacionais, elaboração de políticas e gestão de comércio exterior, defesa comercial, operações de comércio, crédito e financiamento, compilação e análise da balança comercial, preparação de discursos e textos oficiais, entre outras.

Esses profissionais representam um corpo técnico governamental de elevado nível, tendo em vista o grau de responsabilidade que lhes é delegada pelo estado. Atualmente, existem 213 Analistas, todos lotados no MDIC. A Carreira de Analista de Comércio Exterior integra o Ciclo de Gestão, assim como as carreiras de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Analistas de Finanças e Controle, Analistas de Orçamento e Analistas de Planejamento do IPEA. A remuneração inicial desses cargos é de R$ 10.905,76, exclusivamente por subsídio, fixado em parcela única.

Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE)

O atual PGPE, criado pela Lei 11.357/2006, se constitui na reestruturação do Plano de Classificação de Cargos instituído pela Lei n° 5.645/1970.

Um número significativo de servidores do PGPE, que se encontra no quadro efetivo do MDIC, ingressaram neste Ministério nos anos 80. Ao longo desse tempo adquiriram experiência, tiveram a sua competência reconhecida e passaram a exercer relevantes cargos na estrutura hierárquica do Ministério. Tratam-se de técnicos qualificados que se atualizam continuamente por meio da realização de cursos de aperfeiçoamento e especialização.

Os servidores exercem atividades estratégicas como: Promoção comercial; coleta, depuração e divulgação de dados de comércio exterior; negociações internacionais, especialmente com países e blocos econômicos da América Latina; formulação e implementação de políticas públicas nos seguintes setores: automotivo, eletro-eletrônico, químico, setores intensivos em mão-de-obra, micro e pequenas empresas, bens de capital, além de atividades relacionadas a execução orçamentária e financeira, compras, contratos e convênios, engenharia, recursos humanos, modernização e informática, registro do comércio, apoio administrativo, serviços gerais, entre outras.

 

Relação de terceirizados do MDIC

Relação de Tercerizados do MDIC - 2013

Relação de Tercerizados do MDIC - 2014

Relação de Terceirizados do MDIC - 2015

Relação de Terceirizados do MDIC - 2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página