Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > MDIC apresenta Zona de Processamento de Exportação do Ceará a investidores japoneses
Início do conteúdo da página

MDIC apresenta Zona de Processamento de Exportação do Ceará a investidores japoneses

Criado: Quinta, 13 de Abril de 2017, 17h12 | Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2017, 17h12 | Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2017, 12h05

MDIC5172

No encontro, a secretária-executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação destacou os benefícios tributários, cambiais e administrativos oferecidos ao setor produtivo

Brasília (7 de abril) – A secretária-executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Thaíse Dutra, e o diretor da Zona de Processamento de Exportação do Ceará, Mário Lima, apresentaram o regime brasileiro de ZPE a investidores japoneses na última semana. 

O encontro ocorreu no MDIC, em Brasília, e teve a participação do vice-diretor geral para Políticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Comércio Exterior e Indústria do Japão (METI, na sigla em inglês), Tsutomo Nakagawa e integrantes da Federação das Indústrias Japonesas (Keidanren), da Câmara de Comércio de Indústria Japonesa do Brasil (CCIJB) e da Japan External Trade Organization (JETRO).

Na reunião, Dutra explicou os benefícios tributários, cambiais e administrativos oferecidos às empresas que se instalam nas Zonas de Processamento de Exportação, tais como a suspensão da cobrança do IPI, Cofins e Imposto de Importação. Os incentivos são assegurados por um prazo de até 20 anos.

Conforme explicou Dutra aos participantes, trata-se de um importante instrumento de política industrial, que busca fortalecer a balança de pagamentos, atrair investimentos estrangeiros, fortalecer a competitividade das exportações brasileiras, gerar emprego e difundir novas tecnologias no país. 

“O regime de ZPE já é uma realidade no país. É uma grande oportunidade para as empresas que desejam investir no Brasil e também para exportarmos produtos de maior valor agregado”, destacou a secretária-executiva do CZPE.

Em sua fala, Mário Lima apresentou aos investidores japoneses o perfil das empresas instaladas na Zona de Processamento do Ceará. A Companhia Siderúrgica do Pecém, projeto âncora da ZPE, teve investimentos iniciais de US$ 5,4 bilhões e gerou 12 mil empregos. As outras três empresas em funcionamento na região, Vale do Pecém, White Martins e Phoenix do Pecém, acumularam investimentos de US$ 294 milhões e geraram mais de 800 empregos.

Lima também destacou aos participantes do encontro o posicionamento estratégico da Zona do Ceará para o escoamento da produção. A ZPE fica a seis quilômetros do Porto do Pecém, um dos portos mais próximos do Canal do Panamá.

Com menos de cinco anos de operação, a ZPE já foi recentemente apontada pelo relatório FDI Intelligence, do jornal britânico Financial Times, como um projeto altamente recomendável aos investidores estrangeiros. A Zona obteve a melhor avaliação na categoria Grandes Arrendatários na América Latina e Caribe e recebeu menções honrosas nas categorias Apoio à Educação e Capacitação, Infraestrutura e Possibilidade de Expansão.

Reunião MDIC-METI

O encontro com membros do governo e investidores do Japão fez parte de uma ampla agenda de trabalho do MDIC com sua contraparte japonesa. 

Na reunião, presidida pela Diretora do Departamento das Indústrias para a Mobilidade e Logística da Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial (SDCI) do MDIC, Margarete Gandini, foram apresentadas aos japoneses possibilidades de investimentos em comércio exterior Brasil-Japão, acesso aos mercados e cooperação industrial.

Participaram do encontro representantes das Secretaria de Comércio Exterior e de Inovação e Novos Negócios do MDIC, dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) e do INPI; além de representantes do setor privado nacional, tais como a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página