Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Empresários participam da 9ª Reunião do Fórum de Competitividade do Varejo
Início do conteúdo da página

Empresários participam da 9ª Reunião do Fórum de Competitividade do Varejo

Criado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 17h10 | Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 17h10 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 17h18

MDIC4759

Encontro realizado pela Secretaria de Comércio e Serviços busca estabelecer uma agenda convergente para o setor

Brasília (5 de abril) – A Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) realizou, na última terça-feira (9/04), a 9ª reunião do Fórum de Competitividade do Varejo. Criado em 2015, o Fórum reúne regularmente algumas das mais representativas entidades do varejo nacional para a construção e encaminhamento de uma agenda transversal convergente para o setor.

Um dos temas abordados na 9ª reunião foi o encontro promovido pela SCS entre o Banco Central e as entidades de varejo para tratar de questões relativas aos meios de pagamento, como a redução do prazo de recebimento dos fundos em transações com cartão de crédito, parcelado sem juros, diferenciação de pagamento à vista e nova regra para o rotativo do cartão de crédito.

Também foram comentadas as novas políticas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio das quais, por exemplo, foi melhorado o acesso ao Capital de Giro (PROGEREN), e também se possibilitou o aceite de recebíveis como garantia.

Foram relatados ainda o andamento dos trabalhos da Secretaria de Políticas da Previdência Social (SPPS) do Ministério da Fazenda referentes à revisão da metodologia de cálculo das alíquotas que compõem o Risco Ambiental do Trabalho (RAT) e a sanção da Lei 13.429/2017, que trata de terceirização.

Comércio Eletrônico

Foi ressaltada na 9ª Reunião do Fórum de Competitividade do Varejo a realização pela SCS do seminário “O Comércio Digital e seus Impactos para o Comércio Exterior de Serviços”, no último dia 20 em São Paulo.

Nesse tema, foram pautas do Fórum a importância crescente do tema comércio eletrônico e digital nos organismos internacionais e os encaminhamentos com os Correios sobre soluções apresentadas pela empresa voltadas à logística para exportação e importação.

Além disso, também foi realizado um relato da presença da SCS na Euroshop 2017 em Dusseldorf (Alemanha) em março passado com as principais informações e tendências verificadas na feira.

Apresentações

A 9ª reunião do Fórum, primeira realizada neste ano, também contou com uma apresentação do Superintendente de Negócios de Varejo e Agronegócio do Banco do Nordeste, Luiz Sérgio Farias Machado, convidado a expor as principais linhas de crédito para pequenos e médios empreendedores existentes no banco.

Também esteve presente o Coordenador de Comércio e Serviços da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Eduardo Tosta, que destacou o papel da ABDI no fomento e execução das políticas públicas voltadas para o setor terciário, enfatizando a recente criação da Coordenação de Comércio e Serviços na agência. Tosta também ressaltou o atual estágio do Laboratório de Varejo, um dos projetos que aquela Coordenação realiza em conjunto com a SCS.

O Laboratório de Varejo foi pensado após visitas técnicas e benchmarking internacional e seria um espaço de inovação voltado ao setor. Tendo em vista que o projeto se encontra em fase de estruturação, foi ressaltada a necessidade colaboração das entidades do Fórum e seus associados, para fins de conformação do melhor modelo de laboratório que atenda às necessidades do setor. Nesse sentido foi solicitado apoio aos membros do Fórum para resposta, até 28 de abril, de questionário quanto às necessidades do setor sobre o projeto. O formulário foi entregue na reunião e também distribuído ao endereço eletrônico dos participantes.

Ao final da reunião, o Secretário de Comércio e Serviços, Marcelo Maia, convidou os presentes para reunião coordenada pela SCS e Receita Federal do Brasil, que será realizada no próximo dia 18 de abril no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) para apresentação do projeto da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e).

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página