Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > No Rio, Marcos Pereira convida especialistas em relações internacionais a trabalhar em conjunto com o MDIC
Início do conteúdo da página

No Rio, Marcos Pereira convida especialistas em relações internacionais a trabalhar em conjunto com o MDIC

Criado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 18h55 | Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 18h55 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2016, 17h35

Foto 1 2

Objetivo é atuar em conjunto para a realização de estudos com intuito de contribuir para a formulação de uma agenda positiva para a indústria e o comércio exterior

Rio de Janeiro (11 de agosto) - Durante visita ao Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), com sede no Rio de Janeiro, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, anunciou que pretende intensificar a parceira do MDIC com a entidade.

O Cebri atua como contraparte de instituições estratégicas globais, como o Council on Foreign Relations, nos EUA, e a Chatham House, no Reino Unido, além de diversos outros Conselhos de Relações Internacionais no cenário global. "A parceria será muito importante para identificar novas oportunidades para o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil", disse Marcos Pereira, em reunião realizada hoje com o presidente da instituição, Rafael Benke.

"Acreditamos que uma melhor interação entre o MDIC e o Cebri poderá trazer resultados positivos para agenda comercial do Brasil", sugeriu o ministro. Na reunião, ficou definido que MDIC e Cebri atuarão em conjunto para a realização de estudos com intuito de contribuir para a formulação de uma agenda positiva para a indústria e para o comércio exterior brasileiros.

Marcos Pereira disse também que, dentro dos princípios da gestão pública, o governo federal está procurando dar uma visão mais pragmática às ações que estão sendo implementadas. "Nessa linha, estamos fortalecendo o Plano Nacional da Cultura Exportadora, que visa aumentar o número de micro e pequenas empresas no comércio exterior brasileiro. Além disso, estamos implementando o Portal Único de Comércio Exterior, que vai eliminar o uso do papel e diminuir a burocracia, os custos e os prazos para exportar e importar", acrescentou.

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais foi criado em 1998. Sua sede está localizada no Rio de Janeiro e é uma instituição think tank multidisciplinar, a qual trata da formulação de conteúdo acerca do papel do Brasil no cenário internacional. O Cebri visa influenciar a construção da agenda internacional do país e sugere a aplicação de políticas públicas aos agentes governamentais; além disso, interage com diversas entidades da sociedade civil e empresarial.

Quanto à sua atuação, o Cebri organiza eventos e publica diversos estudos especializados nas áreas de comércio exterior, meio ambiente, política internacional e temas relacionados à América do Sul. Além disso, o think tank está criando o núcleo Brasil-Estados Unidos para acompanhar grandes temas na relação bilateral

Chama Empreendedora
Após a reunião, o ministro seguiu para um almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), onde lançou um catálogo virtual das 250 empresas que participam do projeto Chama Empreendedora. Os produtos do catálogo estarão expostos até o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em um showroom, no hall do edifício da Associação Comercial do RJ, no centro da cidade.  O projeto é uma parceria do MDIC com a ACRio, Sebrae, Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Confederação dos Jovens Empresários e Correios. O catálogo virtual pode ser acessado no site Vitrine do Exportador (www.vitrinedoexportador.gov.br).

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página