Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Editais de Cooperação Internacionais

Israel

Brasil e Israel assinaram um Memorando de Entendimento em 2007, estabelecendo a  Cooperação Bilateral em Pesquisa e Desenvolvimento Industrial no Setor Privado. O programa é conjuntamente executado pela Secretaria de Inovação e Novos Negócios e pelo MATIMOP (Centro para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial Israelense), órgão da Autoridade Nacional de Inovação Tecnológica do Estado de Israel. Em maio de 2010 foi lançado o primeiro Edital de chamada para a apresentação de propostas de cooperação.

O Terceiro Edital, que estará aberto até 30 de outubro de 2016, convida empresas brasileiras e israelenses a elaborarem proposta de cooperação em P&D que resulte no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial direcionados à comercialização no mercado doméstico e/ou global.

França

Em 7 de Julho de 2011, os governos do Brasil e da França assinaram um Memorando de Entendimento Relativo à Cooperação na Área de Inovação. Este Memorando criou o Grupo de Trabalho de Inovação Brasil-França, coordenado pela Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil e pela Direction Générale des Entreprises do Ministério de Economia, Indústria e Setor Digital da França.

Com base no Memorando, o MDIC e o Ministério de Economia da França assinaram uma Declaração Conjunta durante a visita oficial do Ministro Mauro Borges à Paris nos dias 19 e 20 de maio de 2014.

Conforme estabelecido na Declaração, em 18 de junho de 2015, o Secretário de Inovação e Novos Negócios Marcos Vinícius de Souza e o Vice-Diretor Geral da DGE Benjamin Gallezot lançaram oficialmente a Primeira Chamada para apresentação de projetos conjuntos de cooperação entre empresas dos dois países em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A Chamada, que estará aberta até 30 de outubro de 2016, convida empresas brasileiras e francesas a elaborarem proposta de cooperação em P&D que resulte no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços direcionados à comercialização no mercado doméstico e/ou global.

Alemanha

Em 1996, Brasil e Alemanha assinaram o Acordo-Quadro sobre Cooperação Científica e Tecnológica, que estabelece a base legal para a cooperação entre esses países no campo da ciência, tecnologia e inovação.

Nesse contexto, em 20 de agosto de 2015, durante visita da Chanceler Angela Merkel à Brasília por ocasião das Consultas de Alto Nível Brasil-Alemanha, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, assinou, junto com o Vice-Ministro alemão de Economia e Energia, Matthias Machnig, uma Declaração Conjunta de Intenções sobre cooperação bilateral em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Esta Declaração reitera o interesse de ambos os países em desenvolver um programa de cooperação bilateral em pesquisa e desenvolvimento industrial.

Amparado pela Declaração, concomitantemente à assinatura desta, o Ministro Armando Monteiro Neto e o Vice-Ministro Matthias Machnig lançam a 1ª Chamada para Apresentação de Projetos de cooperação em pesquisa e desenvolvimento entre empresas brasileiras e alemãs.

A Chamada, que estará aberta até 30 de outubro de 2016, convida empresas brasileiras e alemãs a elaborarem proposta de cooperação em P&D que resulte no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços direcionados à comercialização no mercado doméstico e/ou global.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página