Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O que é

A Secretaria de Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) desenvolve, desde 2010, o programa de Cooperação Internacional em Inovação. O programa convida empresas brasileiras a formarem parcerias com empresas estrangeiras para elaborarem proposta de cooperação em pesquisa e desenvolvimento que resulte no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços direcionados à comercialização no mercado doméstico e/ou global. A proposta deverá demonstrar equilíbrio adequado na participação dos parceiros industriais dos dois países, com complementaridade entre as empresas e contribuições de ambos os lados para a pesquisa.

A iniciativa prevê o financiamento conjunto de projetos utilizando-se de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e de outras agências governamentais de fomento, pelo Brasil e das agências e mecanismos de incentivo e financiamento próprios de cada país parceiro, de acordo com suas leis, regras e regulações nacionais.

As empresas interessadas em participar contam com assistência permanente no processo de busca de parceiros (matchmaking), por meio de plataforma no Portal de Cooperação Internacional (www.cooperacaointernacional.mdic.gov.br). O Comitê Gestor, coordenado pelo MDIC, presta o auxílio necessário às organizações. Uma agenda de encontros, missões e conferências setoriais é promovida visando estimular empresários brasileiros e estrangeiros a encontrarem seus potenciais parceiros.

Além desse programa, a área de Cooperação Internacional coordena a participação da Secretaria de Inovação e Novos Negócios nos mecanismos de diálogo comercial entre o MDIC e o Department of Business, Innovation and Skills do Reino Unido e o Department of Commerce dos Estados Unidos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página