Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inovativa Brasil

O que é 

O InovAtiva Brasil é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil. Ele é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

Através desse programa, o participante recebe capacitação de nível mundial em empreendedorismo inovador por meio de cursos gratuitos online, mentorias e atividades presenciais em Bootcamps e Demoday, além de poder se conectar com potenciais parceiros, investidores e grandes empresas, receber suporte para internacionalização de seu negócio e contar com vantagens adicionais para participar de outros programas públicos e privados parceiros. Os cursos online são gratuitos e qualquer usuário pode participar dele. As demais atividades são direcionadas a empreendedores selecionados aprovados para o ciclo de aceleração do programa.

O objetivo do programa é atender principalmente empreendedores que estejam desenvolvendo negócios inovadores para qualquer setor da indústria, comércio, serviços e agronegócio. Os negócios podem estar em estágio pré-operacional, porém com um produto ou serviço que esteja pelo menos em estágio final de desenvolvimento, de preferência prototipado ou com uma versão beta disponível. A startup também não pode ter um faturamento anual superior a R$ 3,6 milhões e nem ter recebido investimento em participação de terceiros (investidor anjo ou fundo de investimento) acima de R$ 500 mil.

As startups que participam de todas do ciclo de aceleração do programa e cumprem com suas atividade obrigatórias recebem o status de Empresa InovAtiva e se habilitam para participar dos programas de internacionalização de startups do InovAtiva Brasil e de seus parceiros, além de contar com outros benefícios em programas que reconhecem a importância do conhecimento e experiência adquiridos pelos empreendedores que participam o InovAtiva Brasil. É o caso da Chamada Pública MEC/CNPq, do Edital SENAI/SESI de Inovação e da Linha de Financiamento BNDS - MPME Inovadora. Maiores detalhes sobre estes benefícios e outras informações sobre o programa podem ser encontrados no endereço http://www.inovativabrasil.com.br/conheca-o-programa/inovativa-brasil/.

Para participar dos cursos de capacitação online ou concorrer a uma vaga nos ciclos de aceleração do programa InovAtiva Brasil, acesse o site www.inovativabrasil.com.br e cadastre-se.

 

 

Ciclos de Aceleração

O ciclo de aceleração do InovAtiva Brasil corresponde a um conjunto de atividades de capacitação, mentoria e conexão destinado a empreendedores selecionados pelo programa. Duas vezes por ano o programa abre o processo de seleção para seu ciclo de aceleração, e, durante o período de inscrição, o empreendedor interessado deve apresentar seu projeto de negócio.

O ciclo é dividido em duas etapas. Até 300 projetos são selecionados para Etapa 1 do ciclo, quando receberão, além dos cursos de capacitação online, mentoria de profissionais experientes do mercado e orientação de especialistas em atividades coletivas para o desenvolvimento de seus negócios inovadores. Até 125 projetos serão selecionados para participar da Etapa 2 do ciclo de aceleração, enquanto os demais receberão orientação do SEBRAE para melhorarem seus projetos e reapresentá-los em outro ciclo de aceleração do programa.

Os projetos selecionados para a etapa final do ciclo de aceleração participarão de novos cursos de capacitação online, receberão novas sessões de mentoria, e participarão de outras atividades de capacitação, para apresentarem seus projetos em bancas temáticas do Demoday InovAtiva, compostas por investidores e representantes de grandes empresas.

Aqueles negócios que cumprem todas as atividades obrigatórias propostas pelo InovAtiva Brasil recebem o certificado de Empresa InovAtiva, e passam a contar com os benefícios propostos pelo programa.

 

 

Cursos gratuitos de Empreendedorismo Inovador

Os cursos de capacitação online do InovAtiva Brasil são ministrados por especialistas em cada tema. O curso é realizado em vídeos, mas conta com outros materiais auxiliares que permitem ao usuário ampliar o seu conhecimento sobre o tema. Os alunos recebem atividades a serem executadas e contam com o feedback de outros participantes do curso sobre suas atividades apresentadas. E, ao final do curso, os alunos que cumprem as atividades e participam ativamente do processo de avaliação das atividades propostas recebem um certificado de participação. Conheça os cursos de capacitação do InovAtiva Brasil acessando o endereço web: 

http://www.inovativabrasil.com.br/plataforma/cursos.

 

 

Mentoria 

O programa InovAtiva Brasil recruta para sua rede de mentores profissionais altamente qualificados no mercado que possam subsidiar, com sua experiência e com o sua rede de contatos, os empreendedores que estão iniciando seu negócio inovador. Os mentores são, em geral, investidores, consultores ou líderes de grandes empresas, dos mais diversos setores da economia, que voluntariamente se propõem a contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de inovação brasileiro. Se por um lado, o empreendedor assistido pelo programa beneficia-se da experiência e da rede de contatos do mentor, este aproveita a oportunidade para conhecer novas visões sobres os problemas tratados pela startup que ele mentora. Por vezes, o mentor, por iniciativa própria, continua acompanhando a startup, mesmo depois desta ter passado pelo ciclo de aceleração do InovAtiva Brasil, e há casos em que o mentor chega mesmo a se tornar um investidor anjo da startup mentorada por ele.

 

 

Internacionalização de Startups

O programa InovAtiva Brasil estimula os empreendedores brasileiros a desenvolverem seus negócios inovadores direcionados para o mercado global. Para tanto, programas paralelos selecionam e capacitam startups finalistas do InovAtiva para auxiliá-los à internacionalização. Como exemplo, o governo brasileiro fechou, através do MDIC, uma parceria com o Reino Unido para internacionalização de Empresas InovAtiva para aquele país. Financiado por um fundo de investimento britânico e executado pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), o programa de internacionalização selecionou e capacitou 15 startups que passaram pelo InovAtiva Brasil. Os empreendedores destas startups puderam conhecer as oportunidades de internacionalização de seus negócios para o Reino Unido e Europa, bem como tiveram oportunidade de participar de uma missão a Londres e Manchester, para conhecer o ecossistema de inovação britânico e apresentar seus negócios para investidores e empresas britânicas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página