Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Saneamento é fundamental e está entre as prioridades da Sepec, garante secretário Megale
Início do conteúdo da página

Saneamento é fundamental e está entre as prioridades da Sepec, garante secretário Megale

Caio Megale lamentou o período de estagnação do país, mas acredita que nova estrutura de governo torna os investimentos mais eficientes

O foco principal da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) é o saneamento, cuja proposta de marco regulatório está tramitando na Câmara dos Deputados. “É o setor que tem maior impacto social e também um dos que tem principal capacidade potencial de retorno, uma vez que não depende do ciclo econômico, não depende do ciclo político”, afirmou nesta quinta-feira (10/10), Caio Megale, chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia e secretário especial substituto da Sepec.

Megale participou da abertura do painel “A produtividade no centro da agenda econômica”, no Fórum de Investimentos Brasil 2019, em São Paulo (SP). “Saneamento é absolutamente fundamental e 50% da população brasileira ainda não tem condições adequadas”, reforçou.

Após lamentar o fato de o país ter passado por um período de estagnação recentemente, apesar de alguns avanços macroeconômicos, Megale elogiou o novo desenho da Esplanada dos Ministérios, a partir deste ano. “A redistribuição dos ministérios foi muito feliz, ao trazer para uma secretaria especial todos aqueles temas que estão ligados diretamente à produtividade e que faltaram evoluir nessas últimas décadas”, disse, referindo-se particularmente à sua secretaria. 

Megale explicou que a estrutura da Sepec busca modelar e dar valor aos investimentos que são mais eficientes. “Sabemos que é gravíssima a crise fiscal pelo qual o país passa e não permite maiores investimentos em infraestrutura, que são cruciais”, afirmou. Ainda assim, mostrou que a Secretaria está desenvolvendo estratégia integrada para elevar a produtividade no Brasil e dando estímulos à competitividade.

Agenda

Entre os pilares da Sepec estão a geração de oportunidades para o bom funcionamento dos mercados, desmonopolizando, por exemplo, o mercado do gás. Citou, ainda, os planos com relação ao mercado da cabotagem e destacou o trabalho relacionado ao capital humano e à necessidade da escola focada no atendimento das necessidades dos clientes.

“Estamos desenvolvendo programas de qualificação que serão muito diferentes dos do passado, porque vão ligar a oferta à demanda. Não adianta qualificar se não tiver demanda. Precisamos desembaraçar a produtividade para que ela volte a crescer", afirmou.

Brasil Investment Forum 2019

O fórum, que acontece nesta quinta (10/10) e sexta-feira (11/10) em São Paulo e reúne cerca de dois mil participantes entre empresários nacionais e internacionais, representantes de governos de mais de 45 países para discutir temas prioritários como infraestrutura, energia, agronegócio, tecnologia e inovação e promover investimentos em setores estratégicos da economia brasileira. 

O evento é organizado pelo governo brasileiro por meio da Apex-Brasil, Ministério da Economia e Ministério das Relações Exteriores, contando com uma representação empresarial que abrange 64 países e 37 setores econômicos. Saiba mais: https://www.brasilinvestmentforum.com/

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página