Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A empresários capixabas, Marcos Pereira diz que Brasil só avança com modernização do Estado
Início do conteúdo da página

A empresários capixabas, Marcos Pereira diz que Brasil só avança com modernização do Estado

Marcos Pereira Espírito Santo

Ministro proferiu palestra no II Meeting de Líderes Industriais 2016, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo

Brasília (16 de julho) - Ao proferir palestra para empresários do Espírito Santo, neste sábado, em Pedra Azul, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, pontuou algumas das medidas que já estão sendo tomadas pelo governo no sentido de melhorar o ambiente de negócios e afirmou que é preciso modernizar o Estado.

Para ele, além da revisão de normas regulamentadoras, portarias e outras decisões da lavra do Poder Executivo, que já estão em curso, é preciso encarar as quatro principais reformas estruturais do País: trabalhista; tributária; previdenciária e política. Marcos Pereira afirmou que o Brasil só vai avançar se elas forem realizadas.

Ele explicou que o presidente Michel Temer dividiu os ministérios em núcleos e que cada um deles irá apresentar nas próximas semanas seus respectivos planos. Ao núcleo econômico, do qual o MDIC faz parte, compete apresentar as propostas para tirar o Brasil de vez da crise e retomar o crescimento. Espera-se resultados positivos já em 2017.

Marcos Pereira informou também que o presidente Temer sensibilizou-se a seus sucessivos apelos sinalizou positivamente para rever a NR-12, norma regulamentadora que trata de segurança do trabalho e que penaliza a classe empresarial brasileira, especialmente a indústria. Para o ministro, a norma é exagerada.

As mudanças mais profundas, disse o ministro, devem avançar somente após a confirmação do impeachment de Dilma Rousseff pelo Senado. Ele destacou que o cenário atual deixa o ambiente instável, apesar dos sinais positivos emitidos pelo governo interino, e acredita que essa incerteza termina em agosto.

Marcos Pereira ressaltou ainda a importância do Brasil se inserir mais agressivamente no mercado internacional e falou de suas duas experiências recentes, no World Economic Fórum, na Colômbia, e no G20 para Ministros de Comércio, na China. Ambos os eventos não tinham representação a nível de ministro há quatro anos.

Ao Brasil tem faltado abrir novos mercados para que a indústria possa se reinventar, disse o ministro em coro aos empresários. Por isso o governo tem mudado a postura e lidado com o comércio além das ideologias. Acordos com a União Europeia, China, países da África e vizinhos da América do Sul devem ser fechados ou ampliados.

O II Meeting de Líderes Industriais 2016 é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes). Marcos Pereira foi convidado pelo presidente da entidade, Marcos Guerra.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página