Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Agricultura deve continuar a ser uma questão central na OMC, diz Marcos Pereira
Início do conteúdo da página

Agricultura deve continuar a ser uma questão central na OMC, diz Marcos Pereira

Marcos Pereira G20 foto1

Ministro criticou uso de medidas fitossanitárias como barreiras não-tarifárias

Xangai (09 de julho) – Na segunda sessão de trabalho da reunião de ministros do Comércio do G20, em Xangai, na China, o ministro Marcos Pereira disse que a agricultura deve continuar a ser uma questão central na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Ele elogiou os resultados da última reunião Ministerial da OMC, realizada em dezembro do ano passado, em Nairóbi, que determinou que os países desenvolvidos eliminem os subsídios à exportação de seus produtos agrícolas. A decisão atendeu reivindicação dos países em desenvolvimento, que também deverão acabar com suas ajudas ao setor no longo prazo.

“O Brasil agiu com perseverança para contribuir para os bons resultados que conseguimos alcançar em Nairóbi (...)  O Brasil mantém sua posição de que na agenda pós- Nairobi a agricultura deve continuar a ser uma questão central na OMC. Esta é uma preocupação da maioria dos países em desenvolvimento e o G20 deve abraçá-la”, disse o ministro.

Na segunda sessão de trabalho, que teve como tema “Apoio ao Sistema Multilateral de Comércio”, Marcos Pereira afirmou que posição brasileira é bem conhecida, de firme apoio ao sistema multilateral de comércio. “Com sua ampla adesão cobrindo mais de 98% do comércio global e seu sistema de regras comerciais globais, a OMC ajuda a assegurar clareza, transparência e cooperação”.

Em seu discurso, o ministro criticou ainda o uso de medidas fitossanitárias como barreiras não-tarifárias. “É preciso, por exemplo, reforçar a natureza científica das medidas sanitárias e fitossanitárias. Estas medidas não-tarifárias tornaram-se uma verdadeira arma contra o comércio”, afirmou.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página