Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ministro Marcos Pereira lidera delegação brasileira no G20 na China
Início do conteúdo da página

Ministro Marcos Pereira lidera delegação brasileira no G20 na China

Encontro acontece em Xangai, nos dias 9 e 10 de julho, e reúne os ministros de comércio das 20 maiores economias globais

Brasília (5 de julho) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, embarca na noite desta terça-feira para Xangai, na China, onde vai liderar a delegação brasileira no Encontro de Ministros de Comércio do G20, que será realizado nos dias 9 e 10 de julho. Na agenda, também estão previstos encontros bilaterais com China, Países Baixos, Espanha e União Europeia, além de visitas a empresas chinesas do setor de tecnologia da informação.

Com o Ministro de Comércio chinês, Gao Hucheng, está prevista uma conversa sobre o panorama do comércio bilateral, com especial atenção ao setor de aviação civil; sobre as possibilidades de estreitamento das relações entre os dois países e de cooperação em comércio de serviços. Com a ministra do Comércio Exterior e Cooperação dos Países Baixos, Liliane Ploumen, e com o secretário de Estado de Comércio da Espanha, Jaime García-Legaz, os principais temas serão as negociações Mercosul-UE, as relações comerciais e os investimentos bilaterais.

Já com a comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, além das negociações  Mercosul-UE e de possíveis impactos da saída do Reino Unido daquele bloco, será abordada a agenda do G20 e a possibilidade de trabalho conjunto em relação ao tema de apoio doméstico em agricultura.

A agenda do Encontro de Ministros de Comércio do G20 terá quatro sessões:

SÁBADO, 9 DE JULHO

REUNIÃO DE MINISTROS DO COMÉRCIO DO G-20 FINANCEIRO - PRIMEIRO DIA

09h00    Abertura

10h00    Sessão 1: Fortalecimento do Comércio no G20 e Mecanismos de Investimento
•    Debate sobre como melhorar e avançar sistematicamente os esforços do G20 para incrementar comércio e investimentos internacionais.

11h00    Sessão 2: Apoio ao Sistema Multilateral de Comércio
•    Pronunciamento do Diretor-Geral da OMC, Roberto Azevêdo, sobre as reuniões de Ministros em Genebra sobre o programa de trabalho pós-Nairobi e desdobramentos.
•    Debate sobre o Sistema Multilateral de Comércio (combate ao protecionismo, transparência em Acordos Regionais, ratificação e implementação do Acordo de Facilitação de Comércio da OMC)

15h00    Sessão 3: Promoção do crescimento do comércio mundial e a cooperação em políticas de investimento
•    Implicações da desaceleração do comércio global e possíveis iniciativas por parte do G20.
•    Contexto atual sobre os fluxos de IED; possíveis ações e iniciativas do G20, incluindo a formulação de princípios para a elaboração de políticas de investimento.

DOMINGO, 10 DE JULHO

REUNIÃO DE MINISTROS DO COMÉRCIO DO G20 – SEGUNDO DIA

09h00    Sessão 4: Promovendo Cadeias Globais de Valor coordenadas e inclusivas

Meio de apoio a países em desenvolvimento e às PMEs para participar das Cadeias Globais de Valor, e iniciativas de capacitação a respeito.

12h30    Coletiva de imprensa

Serviço

Participação do ministro Marcos Pereira na Reunião de Ministros de Comércio do G20
Data: 9 e 10 de julho
Local: Xangai

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página