Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projetistas que utilizam BIM são premiados em evento na Câmara dos Deputados
Início do conteúdo da página

Projetistas que utilizam BIM são premiados em evento na Câmara dos Deputados

Criado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 19h36 | Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 19h36 | Última atualização em Quinta, 08 de Novembro de 2018, 18h19

sdci premio bim

Modelagem Building Information Modeling gera eficiência e economia no acompanhamento de obras

Brasília (7 de novembro) - Contratantes, projetistas e centros de ensino que utilizam e disseminam a metodologia Building Information Modeling (BIM) foram premiados nesta quarta-feira em Brasília. Eles receberam os troféus no 1º Prêmio BIM da Administração Pública, realizado pela Frente Parlamentar do BIM, na Câmara dos Deputados.

Como explicou o deputado Júlio Lopes, presidente da Frente, o objetivo do evento é reconhecer publicamente iniciativas de sucesso relacionadas ao Building Information Modeling e promover cada vez mais seu uso.

O BIM é um modelo de gestão da informação utilizado principalmente na construção civil que abrange geometria, relações espaciais, informações geográficas, as quantidades e as propriedades construtivas de componentes. Ele demonstra todo o ciclo de vida da construção, incluindo os processos construtivos e fases de instalação, e fornece informações sobre qualidade e quantidades de materiais, segurança, custos, prazos de construção, eficiência energética e periodicidade de manutenções preventivas.

“O Exército brasileiro já usa e gera economia e eficiência no acompanhamento das construções. Precisamos ampliar a adoção do BIM nas obras públicas brasileiras como já fazem Estados Unidos e Reino Unido”, disse o deputado Júlio Lopes.

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade Indústria do MDIC, Igor Calvet, destacou no evento a importância do BIM para o Brasil. “A modelagem traz modernidade para o país. O governo elaborou iniciativas para estimular o uso do BIM até 2028. Temos visão de longo prazo e esperamos que, além do setor público, o setor privado também adote cada vez mais a metodologia”, disse.

Em maio deste ano, foi lançada a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM. A iniciativa envolve servidores do MDIC e dos ministérios do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Cidades; Defesa Civil; e Secretaria Geral da Presidência da República.

Premiados

O 1º Prêmio BIM na Administração Pública distribuiu seis troféus: dois na categoria “contratantes” (Secretaria de Saúde de Santa Catarina e Metrô de São Paulo), dois em “projetistas” (MD Brasil e 2º Batalhão Ferroviário - Exército Brasileiro) e dois em “educacional” (Senai Orlando Laviero Ferraiuolo e Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia).

Participaram do evento representantes da Frente Parlamentar do BIM, da Casa Civil, de departamentos de obras e engenharia do Exército e da ABNT.

 

* Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 

Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa

registrado em:
Fim do conteúdo da página