Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Brasil e México assinam Memorando de Entendimento com foco nas micro e pequenas empresas
Início do conteúdo da página

Brasil e México assinam Memorando de Entendimento com foco nas micro e pequenas empresas

Criado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 14h24 | Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 14h24 | Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 14h24

Objetivo é estreitar a colaboração entre os dois países visando ao empreendedorismo, à inovação e à competitividade

Brasília (14 de setembro) -  O secretário especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), José Ricardo da Veiga, e o presidente do Instituto Nacional del Emprendedor do México – Inadem, Alejandro Delgado Ayala, assinaram um Memorando de Entendimento para estreitar a cooperação entre Brasil e México em temas relacionados ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas. A iniciativa, inédita nas relações entre os dois países, prevê intercâmbio de boas práticas em políticas públicas e projetos conjuntos de apoio, especialmente em inovação e competitividade. A parceria prevê troca de experiências e a realização de estudos em conjunto com o objetivo de aproximar as microempresas brasileiras e mexicanas.

Durante a cerimônia de assinatura do memorando, que aconteceu no último dia 10 de setembro na Cidade do México, o secretário do MDIC destacou que tanto no Brasil quanto no México as micro e pequenas empresas são a base da economia. Afirmou também que há semelhanças em muitos dos desafios que os dois países precisam enfrentar para melhorar as condições de desenvolvimento desses negócios.

Segundo José Ricardo, a importância dos pequenos negócios e as ações de apoio às MPE é algo que une o Brasil e o México, assim como a crença de que a melhoria do ambiente para os empreendedores se reverte em geração de riqueza e promoção de igualdade social.

O presidente do Inadem declarou que a colaboração com o MDIC poderá agregar valor ao instituto, permitindo coordenar ações para o desenvolvimento de programas conjuntos, tanto bilateralmente quanto nos âmbitos regionais e multilaterais.

Após a assinatura do documento, foi realizada uma reunião bilateral para troca de informações sobre as experiências de cada país. O Inadem  ressaltou a política mexicana para inovação e negócios de alto impacto. A Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do MDIC destacou as políticas brasileiras dedicadas às compras públicas realizadas por  micro e pequenas empresas.

A próxima etapa da cooperação é a construção do plano de trabalho, a ser assinado pelos dois países em 17 de outubro deste ano, durante reunião da Comissão Binacional Brasil-México, que acontecerá no Brasil.

Semana Nacional del Emprendedor

A delegação da Sempe/MDIC participou, na Cidade do México, da Semana Nacional del Emprendedor, promovida pelo Inadem. Maior evento de empreendedorismo da América Latina, a Semana ofereceu mais de 500 conferências, palestras e oficinas gratuitas para os participantes, exposição com mais de 35 mil metros quadrados de área dedicada ao ecossistema empreendedor mexicano, além de espaço de vendas para microempresas com mais de 250 expositores.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página