Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mais de 180 empresários japoneses participam de seminário sobre investimentos no Brasil
Início do conteúdo da página

Mais de 180 empresários japoneses participam de seminário sobre investimentos no Brasil

Criado: Quinta, 13 de Setembro de 2018, 10h42 | Publicado: Quinta, 13 de Setembro de 2018, 10h42 | Última atualização em Quinta, 13 de Setembro de 2018, 10h44

Em Tóquio, representantes do MDIC apresentam o Rota 2030 e agenda brasileira para a Indústria 4.0

Tóquio (13 de setembro) - As políticas industriais e de fortalecimento de comércio do Brasil foram tema de seminário hoje em Tóquio. Representantes do MDIC, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Apex-Brasil explicaram a mais de 180 representantes de empresas do Japão as oportunidades de realizar investimentos e parcerias no Brasil.

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade lndustrial, Igor Calvet, destacou aos japoneses o conjunto de medidas adotadas nos últimos meses para promover a desburocratização do ambiente de negócios no Brasil. Falou também do Rota 2030, lançado em julho. Foi a primeira vez que a política automotiva foi apresentada no exterior.

“O Rota traz previsibilidade e permite que as empresas possam fazer investimentos de longo prazo no Brasil. Queremos aumentar os aportes em pesquisa e desenvolvimento, incentivar as tecnologias embarcadas e a eficiência energética dos veículos”, disse. Segundo Calvet, o setor automotivo é responsável por 4% do PIB nacional.

A agenda para a Indústria  4.0 também foi destacada no seminário. O secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Rafael Moreira, explicou aos empresários que, recentemente, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou o imposto de importação de máquinas e equipamentos industriais não produzidos no Brasil para incentivar o processo de digitalização das fábricas. O Japão é, atualmente, um dos maiores produtores globais desse tipo de maquinário.

Thaíse Dutra, secretária-executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Guto Ferreira, presidente da ABDI, e o Embaixador do Brasil no Japão, André Aranha Lago, também participaram do evento.

Agenda

O vice-presidente da Jetro (Japan External Trade Organization), Naoyoshi Noguchi, recebeu a comitiva antes do seminário. Ele destacou a importância de os empresários japoneses conhecerem de perto as políticas para indústria e comércio no Brasil. Noguchi estava acompanhado do diretor de Estratégia da Jetro para a América Latina e do vice-presidente da Jetro em São Paulo.

De manhã, o grupo visitou a planta da Nissan em Oppama para conhecer o processo de produção do veículo Leaf, modelo elétrico que será lançado nos próximos meses no Brasil.

Calvet falou aos executivos da montadora japonesa sobre as medidas tomadas recentemente para estimular o uso de elétricos no Brasil, como a redução do imposto de importação desse produto.

Fundada em 1961, a unidade de Opamma monta, além do Leaf, outros quatro modelos. Um deles é o Nissan Note, que tem o sistema de propulsão E-power, em que o veículo produz sua própria energia.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página