Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > MDIC participa da abertura do 28º Congresso e Expo Fenabrave, em São Paulo
Início do conteúdo da página

MDIC participa da abertura do 28º Congresso e Expo Fenabrave, em São Paulo

Criado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 12h21 | Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 12h21 | Última atualização em Terça, 07 de Agosto de 2018, 12h21

Ministro Marcos Jorge discursou em abertura do evento, que teve a presença do presidente Michel Temer

São Paulo (7 de agosto) - O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, participou hoje pela manhã da abertura do 28º Congresso e Expo Fenabrave, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotoras, em São Paulo, onde falou sobre as ações do MDIC relacionadas ao setor. O evento contou com a presença do presidente da República, Michel Temer.

Marcos Jorge destacou em sua fala que o setor automotivo tem se consolidado como pilar importante da retomada do crescimento da economia brasileira. Ele também lembrou que a cadeia produtiva do setor emprega mais de um milhão e seiscentos mil trabalhadores em todas as regiões do país.

O ministro falou também sobre o lançamento do programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística. Uma política industrial pensada para o desenvolvimento de todos os elos da cadeia automotiva. Um dos grandes pilares do Rota 2030, de acordo com Marcos Jorge, é o estímulo à modernização deste setor que tem sido fundamental para a recuperação da economia brasileira.

Ele lembrou que, em 2017, o setor automotivo influenciou diretamente o crescimento do PIB com o aumento de 25,2% da produção de veículos, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea). Além disso, após quatro anos consecutivo de queda nas vendas de carros, em 2017 houve aumento de 10% na comparação com o ano anterior. 

O ministro também deu destaque aos dados da Anfavea e Fenabrave que apontam que a produção de veículos no país cresceu 13% até julho e que, nos sete primeiros meses do ano, foram vendidos 1,380 milhão novos veículos no Brasil, o que significou um incremento de quase 15% em relação ao mesmo período de 2017.

De acordo com o ministro, esses são setores em que indústria, comércio e serviços estão intrinsecamente ligados.  

Hoje, os mais de 7,4 mil distribuidores de veículos nacionais e importados empregam diretamente mais de 300 mil trabalhadores em todo o país.

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página