Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Medidas de incentivo ao comércio exterior são discutidas em evento em São Paulo
Início do conteúdo da página

Medidas de incentivo ao comércio exterior são discutidas em evento em São Paulo

Criado: Segunda, 06 de Agosto de 2018, 15h06 | Publicado: Segunda, 06 de Agosto de 2018, 15h06 | Última atualização em Segunda, 06 de Agosto de 2018, 15h06

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, participou de encontro com empresários do grupo LIDE

São Paulo (6 de agosto) – As medidas de incentivo à ampliação da participação do Brasil no comércio exterior foram tema de um debate nesta segunda-feira, em São Paulo. O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, participou de um encontro com empresários do grupo LIDE e destacou a importância do multilateralismo no comércio internacional.
 
Como explicou ministro, para que as empresas e negócios cresçam em escala global é preciso que os países estejam comprometidos com o bom funcionamento do sistema multilateral de comércio, amparados pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
 
Marcos Jorge destacou que, no ano passado, o comércio exterior foi determinante para a recuperação da economia. A balança comercial teve saldo de US$ 67 bilhões.  Em 2017 foi registrado o primeiro aumento das exportações, de 18,5%, depois de cinco anos consecutivos de quedas. Ainda de acordo com dados apresentados pelo ministro, para cada US$ 1 bilhão de bens manufaturados exportados pelo Brasil, são gerados aproximadamente 50 mil postos de trabalho.
 
Para garantir a cooperação com países parceiros, o Brasil tem adotado medidas de facilitação de comércio. Marcos Jorge afirmou que o tema tem ganhado relevância nas negociações comerciais e em outros esforços de integração em que o país tem se engajado.
 
“São exemplos dessa cooperação, o trabalho de convergência que vem sendo feito entre Mercosul e Aliança do Pacífico em temas como ‘janelas únicas’ e o compartilhamento de documentos eletrônicos e dados de comércio exterior. A facilitação de comércio também foi incluída em diversos processos negociadores envolvendo o Brasil, como aqueles com México, EFTA, União Europeia, Canadá e Chile”, explicou.
 
Agenda
 
À tarde, na sede da CNI, em SP, o ministro Marcos Jorge participará da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Aliança Global para facilitação de comércio (GATF, na sigla em inglês) na área de procedimentos de licenciamento de importação do Inmetro.
 
Neste mesmo evento será lançado o Sem Barreiras, Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações, ferramenta desenvolvida pelo governo para identificar, de forma contínua e sistemática, eventuais entraves aos produtos, serviços e investimentos brasileiros no acesso a mercados externos.
 
Na terça-feira (7/08), o ministro omparecerá à cerimônia de abertura do 28º Congresso & ExpoFenabrave. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página