Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > MDIC e Prefeitura do Rio assinam acordo que incentiva o uso do BIM em obras públicas da Região Metropolitana da capital fluminense
Início do conteúdo da página

MDIC e Prefeitura do Rio assinam acordo que incentiva o uso do BIM em obras públicas da Região Metropolitana da capital fluminense

Criado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 19h57 | Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2018, 08h57 | Última atualização em Sexta, 06 de Julho de 2018, 09h14

Acordo pretende difundir conceito e possibilitar investimentos que aumentem produtividade do setor de construção civil

Brasília (6 de julho) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, assinaram, hoje, um Protocolo de Intenções com o objetivo de promover um ambiente adequado ao investimento em Building Information Modelling (BIM) e sua difusão na capital do estado. Com o acordo, governo federal e municipal se comprometem a estimular o uso do BIM de forma gradual e evolutiva nas obras de engenharia e arquitetura que forem desenvolvidas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modelling (BIM) reúne tecnologias e processos de controle, com o objetivo de aprimorar as práticas do setor da construção civil, beneficiando tanto os contratantes quanto a cadeia de produção.

A adoção do BIM permite o levantamento de quantidades, a estimativa de custos e a realização de análises diversas (energética, acústica, estrutural, etc) antes da efetiva execução da obra. Com isso, é possível prevenir problemas e aprimorar o planejamento e suas especificações técnicas.

Do mesmo modo, a modelagem possibilita otimizar o orçamento e o alinhamento entre disciplinas como fundação, estrutura, instalações hidráulicas, elétricas, assim como a definição e aquisição de materiais. Dessa forma, o BIM reduz erros e riscos, permite o cumprimento de prazos, e oferece maior confiabilidade aos projetos, com controle preciso das obras, maior produtividade e economia de recursos.

Estratégia Nacional

O governo federal, por meio do MDIC, lançou a Estratégia Nacional para Disseminação do BIM – Estratégia BIM BR - em maio deste ano. O objetivo do governo federal é reduzir os custos da construção em 9,7%, aumentar a produtividade em 10%, e multiplicar por 10 a adoção do BIM pelo setor. Em 10 anos, a meta é que o PIB da construção civil seja acrescido em 28,9%.

Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o percentual de empresas do setor de construção que haviam implantado o BIM em suas rotinas de trabalho chegava a 9,2% no começo de 2018. Juntas, estas empresas correspondem a 5% do PIB da construção civil. A cadeia da construção inclui cerca de 215 mil estabelecimentos espalhados por todo o território brasileiro.

Para impulsionar a adoção da modelagem no país, estão previstas medidas como a difusão do conceito BIM, estruturação do setor público, ampliação da rede de comunicação de dados e a criação de requisitos BIM para compras governamentais. Inclui, ainda, a capacitação de profissionais do setor público e da elaboração e atualização de guias para edificações e infraestrutura.

O governo federal deve estimular a adoção do BIM por meio de programas pilotos envolvendo diversos órgãos públicos. Normas serão revisadas, de forma a melhorar o ambiente de negócios e estimular a atração de investimentos em BIM. 

SERVIÇO:

Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Prefeitura do Rio de Janeiro assinam Protocolo de Intenções para promover o investimento em Building Information Modelling (BIM) e sua difusão na capital e no estado.

Data: 6 de julho (sexta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Gabinete do prefeito Marcelo Crivella. Centro Administrativo São Sebastião: Rua Afonso Cavalcanti 455 - 13º andar

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa

registrado em:
Fim do conteúdo da página