Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Empresas participantes do InovAtiva e do StartOut Brasil se destacam na lista 100 Open Startups
Início do conteúdo da página

Empresas participantes do InovAtiva e do StartOut Brasil se destacam na lista 100 Open Startups

Criado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 19h30 | Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 19h30 | Última atualização em Quinta, 05 de Julho de 2018, 19h52

Publicação é utilizada como referência por grandes empresas que buscam negócios com startups; 29 empresas passaram por programas realizados por MDIC e parceiros

Brasília (5 de julho) – Vinte e nove empresas participantes do InovAtiva e do StartOut Brasil se destacaram no ranking 100 Open Startups, divulgado nessa quarta-feira (4/7). A publicação é usada como como referência por grandes corporações e investidores para identificar as startups mais atraentes para o mercado corporativo.

Do total, 24 passaram pelo programa de aceleração InovAtiva Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae, com execução da Fundação CERTI. Duas empresas participaram de missões de internacionalização do StartOut Brasil, realizado pelo MDIC, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Apex-Brasil, Sebrae e Anprotec. Outras três startups passaram pelos dois programas.

Na avaliação do secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Rafael Moreira, esse resultado comprova a importância das iniciativas no ecossistema de empreendedorismo brasileiro. “As startups do InovAtiva e StartOut recebem mentoriais e consultorias de alta qualidade, participam de cursos e webinars de capacitação online, apresentam em bancas de pitch extremamente qualificadas e participam de missões internacionais em importantes cenários de inovação. Com isso, é natural e recorrente que elas se destaquem em outros programas e rankings de mercado como esse”, destacou.

Top 10

Cinco das 29 empresas participantes de programa do MDIC estão entre as 10 primeiras do 100 Open Startups: Comprovei, Prosumir, Intelup, Forebrain e Pris Software.

Para Bruno Belanda, fundador da Intelup, que identifica desvios operacionais em processos produtivos de fábricas, o InovAtiva e o StartOut Brasil prestaram um apoio importante para o amadurecimento da sua startup.

“Participamos do InovAtiva pouco depois da fundação da Intelup, em 2015. O programa nos ajudou a entrar em contato com o ecossistema de inovação, a ter acesso a mentores de alto nível e a estruturar a empresa para recebermos investimentos”, disse Belanda.

“Já o StartOut nos ajudou a olhar além do mercado brasileiro. Estivemos em maio deste ano em Berlim, no berço da indústria 4.0, e isso foi muito especial para a gente. Conseguimos fazer um benchmarking do mercado e observar que estamos no caminho certo”, completou 

Confira a lista das 29 empresas selecionadas no ranking 100 Open Startups

  • InovAtiva Brasil e StartOut Brasil: Intelup (8º lugar); Molegolar; e Birmind.
  • InovAtiva Brasil: Comprovei (6º); Prosumir (7º); Forebrain (9º); Pris Software (10º); Justto; Postmetria; Nama; Standout; Aquarela; Vibbra; Cubi Energia; Eruga; Vidya; Ubivis; Tau Flow; LogPyx; Cosol; 99labs; mLearn Mobile Education; Meu Câmbio; Kcollector; Meerkat; Eirene Solutions; e O Polen.
  • StartOut Brasil: Pipefy e TNS Tecnologia.

Destaques por categoria

Além da lista principal, o 100 Open Startups destacou empresas em rankings por setor de atuação. Outras três empresas participantes de missões do StartOut Brasil aparecem nesses levantamentos: Pluricell Biotech (Top 10 Healthcare), VM9 (Top 5 Big Data) e Biosolvit (Top 5 Materials).

  • Top 10 Healthcare: PluriCell Biotech (ciclo Berlim)
  • Top 10 Industry: Intelup (Berlim) e BirminD (Paris e Berlim).
  • Top 5 Construction: Molegolar (Paris)
  • Top 5 Big Data: VM9 (Berlim)
  • Top 5 Materials: TNS (Berlim) e Biosolvit (Paris)
  • Top 10 Productivity: Pipefy (Berlim)

Sobre o InovAtiva

Lançado em 2013, o InovAtiva Brasil é um programa gratuito de aceleração de startups. Podem participar empresas em estágio de validação, operação e tração. O programa conta com mais de 700 mentores voluntários, com representantes de grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung, Siemens e Embraer. Mais de 640 startups já foram aceleradas pelo InovAtiva. A edição 2018 do InovAtiva está em andamento. Neste ano, empreendedores de 200 startups apresentarão seus negócios a investidores, aceleradoras privadas e grandes empresas nos Demodays InovAtiva, que serão realizados em agosto e dezembro em São Paulo.

StartOut Brasil

O StartOut Brasil é um programa de internacionalização de startups realizado pelo MDIC, MRE, Apex-Brasil, Sebrae e Anprotec. São selecionadas, por ciclo de imersão, até 15 startups com potencial de internacionalização para participar de uma etapa de capacitação seguida de missões de imersão no exterior.

As empresas têm acesso à consultoria especializada em internacionalização, mentoria com especialistas no mercado de destino e treinamento de pitch. Além disso, durante a missão, cumprem agenda de trabalho montada para promover a prospecção de clientes e investidores e a conexão a ambientes de inovação. Nos últimos dias da missão, é realizado um demoday para investidores.

Quando retornam ao Brasil, as empresas têm apoio para definir sua estratégia de internacionalização e realizar a efetiva instalação no mercado-alvo (softlanding).

Neste ano, serão realizadas duas missões de internacionalização. Em setembro, as startups brasileiras selecionadas pelo programa irão conhecer o ambiente de inovação de Miami (Estados Unidos) e, em dezembro, de Lisboa.

 

* Com informações do Open Startups

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa

registrado em:
Fim do conteúdo da página