Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Senac vai ofertar cursos à distância para micro e pequenas empresas
Início do conteúdo da página

Senac vai ofertar cursos à distância para micro e pequenas empresas

Criado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 16h27 | Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 16h27 | Última atualização em Quinta, 05 de Julho de 2018, 16h39

05.07.2018 ACT SENAC

Iniciativa será possível graças a um acordo de cooperação assinado nesta quinta-feira com MDIC

Brasília (05 de julho) – O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe), assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para aumentar a capacitação dos empreendedores brasileiros. O acordo foi assinado nesta quinta-feira (5) durante reunião ordinária dos comitês temáticos do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE), que aconteceu no auditório da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Brasília.

O acordo prevê a oferta, pelo Senac, de cursos de formação inicial, continuada e de extensão na modalidade a distância (EAD) com descontos de 20% às entidades vinculadas ao Fórum e seus associados. O objetivo é ampliar o acesso à capacitação qualificada aos empreendedores, empresários e seus colaboradores e estimular a construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento local e à competitividade da micro e pequena empresa.

A duração do convênio entre as instituições é de dois anos contados a partir da data de assinatura e pode ser prorrogado. “Se a micro e pequena empresa já tem um papel tão relevante na economia brasileira com o nível de capacitação que tem hoje, se os empreendedores estiverem mais capacitados certamente vão contribuir ainda mais para o crescimento do país”, afirmou o secretário Especial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo da Veiga, presidente do FMPE. Ele lembrou que as MPEs respondem por 99% das empresas brasileiras, 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 54% dos empregos.

FPMPE

O Fórum Permanente é o espaço de interlocução entre o governo federal, as instituições nacionais de apoio e representatividade das micro e pequenas empresas e os fóruns regionais das 27 Unidades da Federação. Tem por objetivo formular e coordenar a política nacional de desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte.

As reuniões do FPMPE foram retomadas em março de 2017, ano em que foram realizadas 48 reuniões de trabalho, com cerca de 1.500 participações. Entre os principais assuntos debatidos pelo grupo estão a racionalização legal e burocrática de decretos e leis relacionados às micro e pequenas empresas; a capacitação dos empreendedores; acesso a mercados; e instrumentos de investimentos, financiamento e crédito e inovação nos pequenos negócios.[

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa

registrado em:
Fim do conteúdo da página