Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Turma da Mônica conta história da indústria de Defesa
Início do conteúdo da página

Turma da Mônica conta história da indústria de Defesa

Criado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 18h20 | Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 19h10 | Última atualização em Quarta, 16 de Maio de 2018, 19h25

IMG 1729

Almanaque quer ampliar o conhecimento de jovens e crianças em idade escolar sobre a importância do setor para o país

Brasília (16 de maio) - Nesta quarta-feira (16), foi lançado o almanaque “Turma da Mônica e a Indústria da Defesa” em Brasília. Mônica, Cebolinha e companhia conhecem, de forma lúdica e educativa, a Marinha, a Aeronáutica e o Exército e os produtos inovadores produzidos para atender a demanda das Forças Armadas brasileiras. A história em quadrinhos é uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Ministério da Defesa.

Durante a cerimônia de lançamento, o ministro Marcos Jorge de Lima destacou a importância desse segmento industrial com alto potencial inovador para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país e disse que o lançamento do almanaque faz parte das ações voltadas ao fortalecimento de toda a cadeia produtiva que está vinculada à indústria de Defesa realizado pelo MDIC e pela ABDI nos últimos 10 anos. “Essa iniciativa vai ampliar a percepção de jovens e crianças em idade escolar sobre a importância da Defesa Nacional, do ponto de vista do desenvolvimento industrial, além de abordar seus impactos positivos na geração de conhecimento e de tecnologias inovadores, com o consequente reflexo desses investimentos no crescimento do país e na garantia da soberania nacional”, afirmou.

O presidente da ABDI, Guto Ferreira, lembrou que muitas das inovações que chegam à sociedade têm origem nas Forças Armadas. “É importante que os jovens fiquem conhecendo a indústria da defesa, ela usa muita tecnologia como drones e satélites. A forma mais eficaz de alcançar essa criança é por meio de pessoas que elas admirem como o criador da Turma da Mônica - Maurício de Sousa”. Ferreira ainda explicou que em um primeiro momento os gibis serão distribuídos nos colégios militares. “Como cada revista passa por pelos menos quatro crianças, esperamos que a primeira edição atinja até 400 mil jovens”.

O cartunista e empresário Mauricio de Souza disse, durante o lançamento, que explicar para as crianças assuntos mais complexos é parte importante do trabalho com a Turma da Mônica. “É interessante passar para o jovem assuntos não tão comuns, como a indústria da defesa. Temos muita coisa boa para falar sobre o trabalho de brasilidade que se faz através das Forças Armadas”. O Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, corroborou. “Quando falamos para as crianças e adolescentes estamos saneando o futuro”, disse. 

A publicação é parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Ministério da Defesa e a ABDI em 2017, cuja agenda prevê, entre outras ações, a disseminação do entendimento da importância do tema Defesa Nacional, dos impactos econômicos e na manutenção da soberania nacional de uma indústria de defesa forte e consolidada. Em um primeiro momento, foram produzidos 200 mil exemplares para serem distribuídos em colégios militares. O direito de imagem dos personagens foi totalmente cedido pela Mauricio de Sousa Produções.

*com informações da ABDI

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa

registrado em:
Fim do conteúdo da página