Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Comitê Gestor da Sala de Inovação realiza sua segunda reunião
Início do conteúdo da página

Comitê Gestor da Sala de Inovação realiza sua segunda reunião

Criado: Segunda, 14 de Maio de 2018, 10h46 | Publicado: Segunda, 14 de Maio de 2018, 10h46 | Última atualização em Terça, 15 de Maio de 2018, 10h12

10 de maio segunda reunião Comite da Sala de Inovacao

Reunião foi presidida pelo secretário de Inovação e Novos Negócios, Marcos Vinícius de Souza

Brasília (14 de maio) – A Secretaria de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), presidiu na última quinta-feira (10) a segunda reunião do Comitê Gestor da Sala de Inovação. Na ocasião foi apresentado o levantamento de informações realizado pelo Comitê sobre o volume de recursos aportado em pesquisa e desenvolvimento privado, tendências em áreas tecnológicas e estratégias setoriais de governo, que foi utilizado como subsídio para a definição de setores estratégicos para a atuação proativa da Sala em 2018 e 2019. Foram selecionados os setores de tecnologia da informação, energia e agroindústria. Esses setores orientarão o trabalho das Sala de prospecção de centros de P&D para o Brasil. “É importante ressaltar que a Sala de Inovação irá atender empresas de qualquer setor interessadas em implementar centros e projetos de PD&I. A priorização decidida hoje é somente relativa ao desenvolvimento de uma estratégia focada e assertiva do governo federal para posicionar o Brasil no mercado internacional e agir junto às multinacionais para que tragam pesquisa e desenvolvimento para o país”, destacou o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza.

O governo brasileiro criou a Sala de Inovação para articular ações para atrair para o Brasil centros e projetos de pesquisa internacionais e colocar o país entre os principais produtores de tecnologias avançadas, como, por exemplo, as relacionadas com economia digital, energia renovável e agricultura de precisãoa. A secretaria-executiva da instância é exercida pela Secretaria de Inovação e Novos Negócios do MDIC e pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que vão se revezar na posição a cada dois anos

Durante o encontro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apresentou proposta de fluxo de atendimento no âmbito da Sala, para discussão e validação pelo Comitê. A Apex-Brasil atenderá as empresas estrangeiras interessadas em investir em PD&I no país. Caberá a ela assessorar essas companhias, preparar ofertas customizadas de instrumentos de apoio ao investimento em inovação, além de promover as oportunidades no território nacional por meio da marca “Innovate in Brasil”.

O Comitê Gestor, além do MDIC, é composto também pela da própria Apex-Brasil; MCTIC; Ministério das Relações Exteriores (MRE); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai apoiar a Apex-Brasil na orientação e encaminhamento das empresas estrangeiras.

Outro ponto destacado na reunião foi a participação do Comitê Gestor no Brazil Investment Forum, evento que acontece em São Paulo, entre os dias 29 e 30 de maio deste ano, e que destacará as oportunidades de investimento em setores estratégicos da economia brasileira. O colegiado se articula para viabilizar a melhor maneira de participação dos membros do Comitê para pautar o tema de investimentos em P&D no evento.

Reunião Plenária

Na quinta-feira também foi realizada a primeira reunião plenária da Sala de Inovação com a participação do Comitê Gestor e o Conselho Consultivo. O objetivo foi apresentar aos representantes do Conselho o funcionamento da Sala de Inovação e as ações que estão sendo desenvolvidas para 2018, além de coletar contribuições nestes temas.  

O Conselho Consultivo tem como atribuição criar uma interlocução do Comitê Gestor com o setor privado e outras entidades do ecossistema brasileiro de inovação, oferecendo subsídios e formulando recomendações a este Comitê. Ele é composto por ANPEI, Anprotec, CNI, CONFAP, EMBRAPII e FORTEC.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página