Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > MDIC e ABDI lançam edital que vai selecionar projetos para criação de fábricas do futuro
Início do conteúdo da página

MDIC e ABDI lançam edital que vai selecionar projetos para criação de fábricas do futuro

Criado: Quarta, 14 de Março de 2018, 17h49 | Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 17h49 | Última atualização em Sexta, 16 de Março de 2018, 15h53

Texto publicado no DOU de hoje está alinhado com os temas da estratégia brasileira para a Indústria 4.0, lançado pelo ministro Marcos Jorge durante o Fórum Econômico Mundial

Brasília (14 de março) – Para inovar e desenvolver novas tecnologias dentro das empresas brasileiras, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram hoje o Edital de Chamamento público nº 1/2018. O objetivo é orientar a seleção de até dez projetos elaborados por empresas ou instituições brasileiras para a realização das chamadas fábricas inovadoras (testbeds, em inglês), que são ambientes reais para testes de soluções inovadoras, para que possam ser, posteriormente, aplicadas no processo produtivo.

O texto publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, está alinhado com os temas da estratégia governamental brasileira para a Indústria 4.0, lançado nesta quarta-feira (14) pelo ministro Marcos Jorge durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em São Paulo. A estratégia também terá a parceria com agências federais e estaduais de fomento, que contribuirão para financiar o desenvolvimento das fábricas do futuro.

O edital estabelece as seguintes áreas de interesse para o envio de proposta: desenvolvimento e conhecimento tecnológico; mecanismos de inserção e adoção de tecnologias; habilidades sistêmicas e formação educacional 4.0; teste e validação de modelos de fomento e financiamento para a adoção e geração de tecnologias para a indústria 4.0. Poderão participar instituições de ensino superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos; instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados; além de empresas públicas e privadas que executem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Os interessados devem encaminhar sugestão sob a forma de proposta de desenvolvimento tecnológico e inovação ao MDIC até o dia 14 de junho de 2018 para o endereço eletrônico: industria4.0@mdic.gov.br, ou encaminhar a proposta para o endereço:  Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Esplanada dos Ministérios, Bloco J, Sala 601, Brasília – DF, CEP - 70053-900, com assunto: Edital de Qualificação para Projetos de Test Beds e Fábricas do Futuro. Após o envio, o recibo dos correios servirá como comprovante de envio.

Para ler todo edital clique aqui.

Para obter mais informações sobre a indústria 4.0, acesse: www.industria40.gov.br/

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página