Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Evento apoiado pelo MDIC discute ampliação de exportações da região Nordeste
Início do conteúdo da página

Evento apoiado pelo MDIC discute ampliação de exportações da região Nordeste

Criado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 16h59 | Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 16h59 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 14h55

“Decola Nordeste” aconteceu nesta semana no Rio Grande do Norte; Estado também sediou o 19° Encontro Internacional de Negócios do Nordeste

Brasília (10 de novembro) – A ampliação das exportações do Nordeste foi tema de um evento realizado nesta semana em Natal (RN), que contou com o apoio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Promovido pelo Sebrae do Rio Grande do Norte e a Federação das Indústrias do Estado (Fiern), em parceria também com a Apex-Brasil, o Banco do Nordeste e o Connect Americas, o “Decola Nordeste” debateu o cenário macroeconômico e as novas ações de estímulo às exportações e captação de investimentos da região.

Durante a abertura, o Diretor de Operações do Sebrae RN, José Eduardo Ribeiro Viana, salientou a relevância do fórum para o enriquecimento da discussão sobre o tema na região nordeste. Tratou também da atuação da instituição e explicou aos participantes do "Decola Nordeste" outras ações de estímulo à exportação promovidas no Estado.

O Coordenador-Geral de Programas de Apoio à Exportação do MDIC, Victor Maselli, apontou a sinergia do evento com o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), programa de apoio à exportação coordenado pela Secretaria de Comércio Exterior.  Um dos principais pontos destacados foi a importância em ter o comércio exterior como tema estratégico e fundamental para o desenvolvimento da região nas secretarias dos governos estaduais e instituições vinculadas a iniciativa privada.

O evento antecedeu a abertura oficial do 19° Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), realizado nessa quinta (9) e sexta-feira (10) também em Natal. Esse segundo encontro teve como objetivo dar maior visibilidade aos produtos de pequenos negócios nordestinos no mercado internacional e aumentar a quantidade de empresas da região na base exportadora brasileira.

Durante o EINNE, foi montado um estande PNCE, onde o público pôde tirar dúvidas com técnicos do ministério e representantes de outras entidades parceiras do programa. O espaço também foi utilizado para reuniões e discussões sobre ações e estratégias que serão adotadas em 2018. 

Iniciado em 2012, o PNCE já foi lançado em 23 unidades da federação, com o apoio de 150 instituições parceiras nacionais e estaduais. As ações do programa, promovidas pelo MDIC e outras instituições, já atenderam mais de dez mil empresas e contribuíram para que, no ano passado, 4.735 firmas exportassem pela primeira vez.

Resultados    

Na quinta-feira (10), primeiro dia das rodadas do 19º Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), foram realizadas mais de 723 negociações entre pequenas empresas da região e grupos compradores internacionais de 27 países, o que gerou mais de R$ 9,2 milhões em novas parcerias comerciais. 

A expectativa do Sebrae-RN e da Fiern é gerar um volume de negócios da ordem de R$ 25 milhões a partir do encontro e ampliar a base de exportação dos estados da região.

 

* Com informações da Agência Sebrae de Notícias 

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página