Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > MDIC e MEC lançam programa Instituição Amiga do Empreendedor
Início do conteúdo da página

MDIC e MEC lançam programa Instituição Amiga do Empreendedor

Criado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 13h21 | Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 13h21 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2017, 13h21

Objetivo é aumentar qualificação e profissionalização de micro e pequenos empresários brasileiros

(Brasília, 9 de agosto) - O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Ministério da Educação (MEC) lançaram, nesta quarta-feira (9), em Brasília, o programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE), que tem o objetivo de fomentar a qualificação e a profissionalização de micro e pequenos empresários no Brasil, além de potenciais empreendedores. O projeto-piloto conta, inicialmente, com a adesão de nove instituições de ensino superior públicas e privadas de SP, RJ, MG, BA, SE, PA e DF.

O IAE nasce com o objetivo de criar espaços dentro das instituições de ensino para a promoção de atividades de orientação, capacitação e assistência gerencial. Uma vez  criado, o espaço do empreendedor, que pode ser físico ou online, poderá atuar nas áreas de empreendedorismo, mercado, modelo de negócio, legislação, finanças e gestão. Tal orientação poderá ser prestada tanto pelo corpo docente da instituição, quanto pelos próprios alunos com a devida assistência de seus professores.

“O Instituição Amiga do Empreendedor é um projeto inovador onde vamos contar com a parceria de instituições de ensino para dar informações e orientações aos empreendedores brasileiros. Queremos apoiar quem tem o sonho de ter o próprio negócio e permitir que as pessoas partam para essa iniciativa um pouco mais preparadas, com noções de gestão e assistência técnica, para poderem crescer, começar como uma pequena empresa e se transformar em uma média ou grande empresa”, afirma o secretário-substituto da Micro e Pequena Empresa do MDIC, Fábio Silva.

A expectativa é que tanto empreendedores quanto estudantes possam ampliar as habilidades e conhecimentos de maneira a aumentar o índice de sucesso e sobrevivência dos pequenos negócios e geração de riqueza para o país. Também faz parte das metas aprimorar o perfil empreendedor e o ato de empreender,  reduzir e mitigar os riscos para o empreendedor, promover os atributos pessoais e competências interdisciplinares que formam a base de um comportamento e mentalidade empresarial como criatividade, espírito de iniciativa, aceitação de risco, autoconfiança, independência, etc. e contribuir para a geração de conhecimento na educação empreendedora e na instigação de atitudes para o empreendedorismo.

As instituições parceiras que se filiarem ao programa ganharão o “Selo Faculdade Amiga do Empreendedor” que dará reconhecimento e visibilidade, além de uma série de outras vantagens como, por exemplo, bônus na avaliação da instituição por parte do MEC.

O IAE é coordenado por um grupo interinstitucional, formado por representantes do MEC, por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), e do MDIC, por meio da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Conselho Federal de Administração (CFA), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e das instituições de educação superior.

Como participar?

O empreendedor que quiser participar do programa deve procurar uma das instituições de ensino superior conveniadas:

1) Universidade Católica de Salvador – Ucsal (BA)

2) Centro Universitário do estado do Pará – Cesupa (PA)

3) Universidade Federal de Lavras – Ufla (MG)

4) Universidade de Brasília – UnB (DF)          

5) Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge (BA)

6) Universidade Nove De Julho – Uninove (SP)

7) Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos – Unisinos (RS)

8) Universidade Tiradentes – Unit (SE)

9) Universidade Veiga De Almeida – UVA (RJ)

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página