Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ministros de Indústria dos BRICS assinam Plano de Ação em encontro na China
Início do conteúdo da página

Ministros de Indústria dos BRICS assinam Plano de Ação em encontro na China

Criado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 10h39 | Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 10h39 | Última atualização em Quarta, 02 de Agosto de 2017, 10h39

Acordo vai aprofundar a cooperação industrial entre os países

Brasília (02 de agosto) - O 2º Encontro de Ministros de Indústria dos BRICS ocorreu em Hangzhou, China, no último sábado, 29 de julho. Ministros da China, Brasil, Índia, África do Sul e Rússia discutiram sobre cooperação industrial no atual contexto da grande evolução tecnológica e assinaram em conjunto um plano de ação para aprofundar a cooperação industrial entre os países dos BRICS.

Os países dos BRICS contribuem para um terço da produção industrial mundial e estão em níveis semelhantes de industrialização. O potencial para cooperação é substancial. Os ministros também indicaram a necessidade de maior comprometimento na promoção do comércio de bens e troca de investimentos diante de um sentimento de protecionismo crescente ao redor do mundo.

 “A economia mundial ainda está sofrendo efeitos das últimas crises. As indústrias estão vivenciando tanto oportunidades como desafios trazidos pelas novas tecnologias. Os membros dos BRICS devem utilizar nossas plataformas de cooperação já existentes para aprofundar a cooperação em áreas-chave”, disse Miao Wei, ministro da Indústria e Informação Tecnológica da China.

O plano de ação ratificado neste 2º Encontro foi desenhado com o objetivo de facilitar a implementação do consenso atingido na 1ª Reunião de Ministros de Indústria dos BRICS, realizada em outubro de 2015 na Rússia, que consistia na expansão da cooperação industrial em áreas de destaque, bem como no aprofundamento de benefícios mútuos e ações do tipo ganha-ganha em campos industrias, em especial nas plantas da indústria manufatureira.

Empresários líderes representantes da indústria dos cinco países participantes também realizaram uma mesa-redonda para falar sobre investimento e inovação. Ainda em setembro deste ano, a China receberá os presidentes dos BRICS, na cidade de Xiamen.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página