Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Oportunidades de investimento nas ZPE do Mato Grosso do Sul e do Piauí são apresentadas para representantes de Taipé
Início do conteúdo da página

Oportunidades de investimento nas ZPE do Mato Grosso do Sul e do Piauí são apresentadas para representantes de Taipé

Criado: Quinta, 27 de Julho de 2017, 19h28 | Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2017, 19h28 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2017, 19h28

IMG 8548

Iniciativa visa a atração de investimentos produtivos para implantação de projetos industriais nas ZPE de Bataguassu/MS e de Parnaíba/PI

Brasília, 26 de julho – Os representantes das empresas administradoras da Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) de Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, e de Parnaíba, no Estado do Piauí, reuniram-se com os representantes do Escritório Econômico e Cultural de Taipé no Brasil para apresentação das oportunidades de investimento para implantação de projetos industriais em tais ZPE.

O encontro, ocorrido na última quarta-feira (26), representa mais uma iniciativa de fomento à implantação e desenvolvimento das ZPE brasileiras por parte da Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Na reunião, a secretária-executiva do CZPE, Thaise Dutra, ressaltou a relevância dos investimentos produtivos para efetiva operação das ZPE brasileiras e as potencialidades do regime brasileiro de ZPEs para aproveitamento de oportunidades de negócios orientados para exportação no Brasil.

O representante do escritório econômico e cultural de Taipé, Isaac Tsai, avaliou positivamente as perspectivas de implantação das ZPE de Bataguassu e de Parnaíba, bem como ressaltou a possibilidade de oportunidades de negócio não apenas com Taipé, mas também com toda a Ásia a partir das ZPE brasileiras.

Ao final da reunião, as partes acordaram a realização de uma agenda conjunta de divulgação das ZPE brasileiras e suas oportunidades de negócio para potenciais investidores do setor privado.

Zonas de Processamento de Exportação – ZPE

As Zonas de Processamento de Exportações são áreas de livre comércio com o exterior destinadas à instalação de empresas com produção voltada à exportação. Para efeito de controle aduaneiro, as ZPE são consideradas Zonas Primárias.

As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo específicos. Para a aquisição de bens e serviços no mercado interno, por exemplo, há suspensão da cobrança do IPI, Cofins e PIS/Pasep. Nas exportações, também são suspensos o Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) e o Imposto de Importação (II).

Além desses incentivos, os empreendimentos instalados em ZPE localizadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm acesso a outros benefícios fiscais previstos no âmbito da Sudam e da Sudene - entre eles, a redução de 75% do Imposto de Renda para novos empreendimentos -, bem como dos programas e fundos de desenvolvimento da Região Centro-Oeste.

Em contrapartida a esse pacote de benefícios oferecido pelo governo, as empresas que operam em ZPE devem auferir 80% de sua receita bruta anual com exportações. Sobre as eventuais vendas para o mercado brasileiro incidem integralmente todos os impostos e contribuições exigíveis pela legislação brasileira.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página