Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Em Madri, Marcos Pereira afirma que Mercosul e União Europeia se aproximam de acordo histórico
Início do conteúdo da página

Em Madri, Marcos Pereira afirma que Mercosul e União Europeia se aproximam de acordo histórico

Criado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 16h10 | Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 16h10 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2017, 16h13

d4db712e 4b4b 40d9 b3f8 86bd98575b78

Ministro participou, na Espanha, de seminário que discutiu os benefícios do livre comércio. Ele também se reuniu com a comissária de Comércio da UE, Cecília Malmström 

Madri (3 de julho) - O ministro Marcos Pereira disse nesta segunda-feira que o cenário nunca esteve tão positivo para a conclusão do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. "Num momento em que o mundo parece se voltar a práticas protecionistas, é imperioso que ambos os lados se esforcem para concluirmos as negociações", declarou.  "Agora, temos o objetivo comum de concluir o acordo durante a Conferência Ministerial da OMC, que se realizará em Buenos Aires em dezembro. Para tanto, é preciso buscar um acordo ambicioso e equilibrado nos interesses de ambas as partes. Informo aos senhores que o governo brasileiro não tem poupado esforços para cumprir esse objetivo", disse o ministro. 

A declaração foi feita durante o seminário "O Livre Comércio como Motor de Crescimento - Futuro Acordo Mercosul-União Europeia", realizado hoje na Casa de América, em Madri. Participaram do evento a comissária de Comércio da UE, Cecília Malmström; os ministros de Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie; do Paraguai, Eladio Lozaiga; e do Uruguai, Rodolfo Novoa;  além da secretária de Estado de Assuntos Europeus de Portugal, Margarida Marques, e da secretária de Comércio da Espanha, Marisa Poncela. 

De acordo com Cecília Malmström, a abertura do comércio torna as economias mais fortes e diversas, com benefícios também para as pequenas e médias empresas. "A União Europeia exporta 66 bilhões de euros ao Mercosul. A conclusão do acordo poderia duplicar este valor", disse. 

O ministro Marcos Pereira também apresentou dados econômicos para mostrar os benefícios do acordo para o Brasil. Segundo um estudo da Escola de Economia da FGV, projeta-se para 2030 um aumento de 12,3% nas exportações e de 16,9% nas importações brasileiras como efeito do acordo com a União Europeia. O que, segundo o mesmo estudo, representará um acréscimo de 2,7% do PIB brasileiro.

Ainda de acordo com a FGV, a liberalização das tarifas em bens entre Mercosul e UE aumentaria em cerca de 50% o fluxo de comércio entre os blocos. "2017 é, portanto, momento de apresentar resultados concretos, após todo o trabalho até aqui", afirmou Marcos Pereira.

Por parte do Brasil, o ministro disse ainda que há uma expectativa de ampliar o acesso de nossos produtos ao mercado de bens, serviços e compras públicas da UE, estabelecer maior integração produtiva com os países europeus, além de ter maior acesso a tecnologias e inovação para a indústria brasileira. "Para além dos ganhos mensuráveis, a maior exposição à competição deve trazer mais dinamismo, competitividade e qualidade às nossas empresas", concluiu.

Após o seminário o ministro participou de uma reunião entre a Comissária de Comércio da UE, Cecília Malmström, e as demais autoridades presentes. 

Antes de voltar para o Brasil - após missão realizada a Rússia, Noruega, Israel, Portugal e Espanha - , Marcos Pereira teve um encontro bilateral com o ministro de Economia, Indústria e Competitividade da Espanha, Luis de Guindos. Assim como fez em sua passagem por Portugal, o ministro agradeceu pelo fato da Espanha ter dado importante apoio ao avanço do processo negociador. 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página