Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > MDIC apresenta pilares da Estratégia Nacional de Disseminação da metodologia BIM
Início do conteúdo da página

MDIC apresenta pilares da Estratégia Nacional de Disseminação da metodologia BIM

Criado: Sexta, 26 de Maio de 2017, 17h27 | Publicado: Sexta, 26 de Maio de 2017, 17h27 | Última atualização em Sexta, 26 de Maio de 2017, 17h27

Secretário do Desenvolvimento e Competitividade Industrial destacou a importância do Building Information Modeling, no Encontro Nacional da Indústria da Construção

igor bim

Brasília (25 de maio) – O secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet, participou, nesta quinta-feira (25), em Brasília, do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), onde apresentou informações sobre o Comitê Estratégico do Building Information Modeling (BIM). O comitê está em processo de instalação no governo federal.  

Calvet destacou a importância da utilização do Building Information Modeling para a indústria brasileira. “O modelo de gestão de informação BIM aumenta a produtividade e reduz custos e riscos na construção civil. Além disso, por fornecer informações precisas sobre quantidade e qualidade de materiais e prazo da construção, promove a transparência de processos licitatórios e compras públicas.  Por isso, a criação do comitê estratégico será um passo importante para promovermos a competitividade de nossas empresas”, disse.

O grupo interministerial terá como função criar políticas públicas para a transição do atual modelo de construção para o modelo de planejamento, gestão e execução avançado e digitalizado, promovidos pelo BIM.  

Building Information Modeling

O Building Information Modeling refere-se ao conjunto de políticas, processos e tecnologias que, combinados, geram uma metodologia para gerenciar os processos que envolvem o projeto de obra.

Por meio do BIM é possível ensaiar o desempenho da obra e gerenciar suas informações e dados utilizando plataformas digitais, o que permite ganhos de produtividade, redução dos custos e melhor cumprimento de cronogramas. Desta forma, segundo Calvet, o BIM eleva o nível de confiabilidade do planejamento, gerenciamento e controle de obras da construção civil.

Entre os impactos da adoção do BIM estão a intensificação do uso de novas tecnologias e alinhamento com manufatura avançada; formação de capital humano altamente capacitado; e aperfeiçoamento da fase de planejamento e acesso facilitado de informações.

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página