Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Competitividade Industrial > Relatórios de Anúncios de Investimentos
Início do conteúdo da página

Relatórios de Anúncios de Investimentos

Criado: Segunda, 12 de Março de 2018, 14h01 | Publicado: Segunda, 12 de Março de 2018, 14h01 | Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 14h23

 

Atualizado em: 09/03/2018.

Dentre as frentes de trabalho da Renai, destacam-se atividades específicas de coleta, análise, organização e cadastro de anúncios de investimentos produtivos no País. O Banco de Dados resultante desse trabalho é divulgado semestralmente, por meio de Relatório, e contém informações referentes a:  empresa/grupo que pretende investir no Brasil; capital de origem; descrição do investimento; setor, por Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE; valor, em dólares, do investimento; local; e período.

Tais Relatórios trazem informações sobre o clima de investimentos na economia nacional e explicitam para quais setores, estados e municípios estão previstos novos empreendimentos, podendo, por isso, constituir uma importante ferramenta para:

  • Pesquisas de mercado e formulação de cenários;
  • Busca de potenciais clientes e investidores;
  • Análise sobre atração de investimentos nos estados e regiões do País;
  • Estudos sobre investimentos estrangeiros no Brasil; e
  • Formulação de estratégias empresariais e de políticas públicas.

Vale destacar que a metodologia do Relatório considera apenas novos anúncios. Aqueles publicados em Relatórios anteriores não são cadastrados novamente. Por essa razão, algumas intenções de investimento veiculadas em determinado exercício não necessariamente encontram-se nos Relatórios daquele ano, pois pode ser que tal investimento já tenha sido anunciado anteriormente e já conste na base de dados. Essa verificação é realizada pela equipe da Renai, quando da realização de um novo cadastro.

Ademais, é importante frisar que esses Relatórios não representam um levantamento dos investimentos realizados na economia brasileira: seu propósito é apresentar as intenções para execução de projetos futuros. Por essa razão, a utilização dessas informações deve levar em conta as especificidades da metodologia adotada.

Cabe salientar, por fim, que o Relatório apresenta um caráter dinâmico: conforme a equipe gestora da Renai atualiza a base de dados com a inserção, exclusão ou modificação de determinados anúncios, é disponibilizada ao público uma versão atualizada, com informações mais representativas para perspectivas de investimentos no País.

Relatórios anteriores:

 

 

Fim do conteúdo da página