Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DREI realiza apresentação da base nacional de empresas

DREI REALIZA APRESENTAÇÃO DA BASE NACIONAL DE EMPRESAS

Foi realizada no último dia 23 de março a apresentação da Base nacional de Empresas (BNE). Presidida pelo diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), Conrado Fernandes, a reunião contou com a participação de diversos órgãos como SEBRAE, FENAJU, Serpro, Receita Federal e MDIC.

Prevista no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006), a BNE concentrará informações de registro empresarial e sociedades, viabilidades locacionais e de licenciamento de empresas, além de outras informações de sociedades empresariais e pessoas jurídicas em geral. O intuito da centralização desses dados é a disponibilidade das informações de empresas para os mais diversos órgãos públicos, de forma a facilitar o desenvolvimento de novas políticas públicas. “Uma vez coletados esses dados, as possibilidades de combinação para subsidiar políticas públicas se tornam infinitas”, destacou o Diretor Conrado Fernandes.

Além da Base Nacional de Empresas, foi apresentado também o projeto da Central Nacional de Registro (CNR). Um dos obstáculos do âmbito empresarial é a dificuldade de realizar atos empresariais em órgãos de registro de diferentes Estados. Funcionando como um sistema unificador dos múltiplos Integradores Estaduais, a CNR será apresentada ao cidadão como um sistema único, simplificando os processos interestaduais.

Fim do conteúdo da página