Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Secretários
Início do conteúdo da página

Secretários

Yana Dumaresq Sobral Alves - Secretária-executiva

Avatar Yana

Yana Dumaresq Sobral Alves é Analista de Comércio Exterior desde janeiro de 2009, com lotação, desde então, na Secretaria-executiva do MDIC. É fellow do Programa de Jovens Lideranças do Fórum Econômico Mundial.

É mestre pela University of Cambridge, onde estudou a interação do sistema multilateral de comércio com os regimes ambientais internacionais. Também é Mestre em Gestão e Liderança Corporativa, pelo consórcio Global Leadership Programme, composto por Columbia University, London Business School, Wharton School, INSEAD e China Europe International Business School – CEIBS. Participou, ainda, de programas de treinamento executivo na Harvard Business School, na Escola de Governo do Reino Unido e no Centro de Treinamento da ONU (UNITAR). É Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.

Na Secretaria-Executiva do MDIC, foi titular da Subsecretaria de Informação e Gestão Estratégica, tendo anteriormente atuado como Chefe de Gabinete e Chefe da Assessoria Técnica. Por ocasião da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi cedida como Assessora ao Ministério do Meio Ambiente. Nos anos de 2013 e 2014 esteve licenciada do Governo Federal para ocupar a função de Diretora Adjunta para América Latina no Fórum Econômico Mundial, em Genebra.

Yana também foi gerente de Projetos do Foreign and Commonwealth Office do Reino Unido e Consultora do UN Environment.

 

Marcela Santos de Carvalho - Secretária-Executiva da Camex

marcela

Nascida em 1981, em Arcoverde (PE), Marcela Carvalho foi nomeada dia 20 de junho de 2017 como Secretária-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

É Analista de Comércio Exterior e iniciou sua trajetória profissional no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) na Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro passando, posteriormente, pela Coordenação de Desenvolvimento de Programas de Apoio às Exportações. Foi Chefe-substituta da Assessoria Internacional; Chefe de Divisão no Departamento de Normas e Competitividade; e Coordenadora-Geral de Comércio Exterior e Assessoria Internacional no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Entre os anos de 2014 e 2016, foi Assessora Especial e Secretária-Executiva Adjunta na Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior. Em 2016, foi nomeada Assessora Especial para Assuntos Internacionais do MDIC até a data de sua posse como Secretária-Executiva da CAMEX.

É mestre em Desenvolvimento e Comércio Internacional pela Universidade de Brasília, especialista em Relações Internacionais com ênfase em Comércio Exterior pelo UNICEUB e graduada em Relações Internacionais na Faculdade Integrada do Recife.

 

Abrão Miguel Árabe Neto - Secretário de Comércio Exterior

abrao

Abrão M. Árabe Neto é secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior, do mesmo ministério, Abrão era secretário de Comércio Exterior Substituto, foi diretor do Departamento de Negociações Internacionais e chefe de gabinete da Secex. Antes de ingressar na carreira pública, ele trabalhou como advogado de comércio internacional e como coordenador da área internacional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). É doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito Econômico Internacional pela PUC-SP. Foi também Ph.D. pesquisador visitante na Universidade de Georgetown, em Washington (DC).

 

Douglas Finardi Ferreira - Secretário de Comércio e Serviços

douglas finardi scs

Natural de Araras (SP), Douglas Ferreira é pós-graduado em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem MBA em Negócios Financeiros pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Funcionário do Banco do Brasil desde 2000, fez carreira na área internacional, atuando também no desenvolvimento de soluções eletrônicas de cash management para grandes corporações.

De 2010 a 2015 exerceu o cargo de Coordenador-Geral de Mercado Doméstico na Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do MDIC.  Em 2016, assumiu o cargo de Diretor do Departamento de Políticas de Comércio e Serviços (DECOS) na SCS.

Preside atualmente pelo MDIC a Comissão Gestora da Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (NBS) e representa o ministério, como membro titular, no Conselho Nacional do Trabalho, Conselho Nacional do Turismo e no Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Thaise Pereira Pessoa Dutra - Secretária-executiva do CZPE

avatar thaise

Nascida em Brasília, é formada em Administração com ênfase em Comércio Exterior (UNEB) e Pós Graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília. Iniciou sua atuação no Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior como estagiária na Secretaria Executiva do CZPE, onde assumiu como Chefe de Divisão de Análise e Acompanhamento de Projetos.

Em 2000, foi trabalhar como assessora na Secretaria de Comércio Exterior (SECEX/DECEX) com regimes aduaneiros e incentivos à exportação onde ficou até 2005, quando se transferiu para a Secretaria de Comércio e Serviços (SCS). Lá participou no processo de estruturação na nova secretaria, à época, além de trabalhar na concepção do SISCOSERV. Em 2010, foi convidada para retornar a SE/CZPE como Coordenadora-Geral e Secretária Executiva Substituta. Em 2015, assumiu como Secretária Executiva do CZPE. 

 

Igor Calvet - Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial

igor

Doutorando e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. É servidor público da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atualmente é Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Já atuou como analista de Mercado, na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. No Ministério da Saúde, foi assessor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde e assessor de Assuntos Regulatórios e Internacionais do Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Antes de assumir a SDCI, foi coordenador-geral das Indústrias do Complexo Automotivo e diretor de Competitividade Industrial no MDIC.

Foi membro do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético e do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI) e atualmente representa o MDIC, como Membro Titular, no Comitê de Investimento do Fundo de Investimento do FGTS (CI FI-FGTS).

 

 

José Ricardo de Freitas Martins da Veiga - Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa

secretario sempe

Pós-graduado, em 2016, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), com MBA Executivo, José Ricardo da Veiga formou-se em Gestão Estratégica das Organizações, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), em 2008.  Em 2000, ele ingressou na Caixa Econômica Federal (CEF), onde iniciou sua carreira e atuou nas Superintendências Nacionais de Micro, Pequenas e Médias, empresas de 2014 a 2017

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página