Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Secretários
Início do conteúdo da página

Secretários

  Marcos Jorge - Secretário-executivo

marcos jorge

Possui graduação em Administração Legislativa pela Universidade do Sul de Santa Catarina e mestrado em Administração Pública pela Escola de Administração do Instituto de Direito Público de Brasília.

Administrador com 15 anos de experiência em assessoramento e gestão pública, Marcos Jorge já exerceu as funções de superintendente federal do MPA, coordenador do Fórum de Gestores Federais da Presidência da República e de secretário de Estado da Cultura, todas em Roraima. Foi ainda vice-presidente/Norte do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e secretário-executivo do Ministério do Esporte.

É membro titular do Conselho Fiscal da Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME) e membro efetivo do Conselho Fiscal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

 

 Thaise Pereira Pessoa Dutra - Secretária-executiva do CZPE

thaise

Nascida em Brasília, é formada em Administração com ênfase em Comércio Exterior (UNEB) e Pós Graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília. Iniciou sua atuação no Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior como estagiária na Secretaria Executiva do CZPE, onde assumiu como Chefe de Divisão de Análise e Acompanhamento de Projetos.

Em 2000, foi trabalhar como assessora na Secretaria de Comércio Exterior (SECEX/DECEX) com regimes aduaneiros e incentivos à exportação onde ficou até 2005, quando se transferiu para a Secretaria de Comércio e Serviços (SCS). Lá participou no processo de estruturação na nova secretaria, à época, além de trabalhar na concepção do SISCOSERV. Em 2010, foi convidada para retornar a SE/CZPE como Coordenadora-Geral e Secretária Executiva Substituta. Em 2015, assumiu como Secretária Executiva do CZPE. 

 

Marcela Santos de Carvalho - Secretária-Executiva da Camex

marcela

Nascida em 1981, em Arcoverde (PE), Marcela Carvalho foi nomeada dia 20 de junho de 2017 como Secretária-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

É Analista de Comércio Exterior e iniciou sua trajetória profissional no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) na Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro passando, posteriormente, pela Coordenação de Desenvolvimento de Programas de Apoio às Exportações. Foi Chefe-substituta da Assessoria Internacional; Chefe de Divisão no Departamento de Normas e Competitividade; e Coordenadora-Geral de Comércio Exterior e Assessoria Internacional no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Entre os anos de 2014 e 2016, foi Assessora Especial e Secretária-Executiva Adjunta na Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior. Em 2016, foi nomeada Assessora Especial para Assuntos Internacionais do MDIC até a data de sua posse como Secretária-Executiva da CAMEX.

É mestre em Desenvolvimento e Comércio Internacional pela Universidade de Brasília, especialista em Relações Internacionais com ênfase em Comércio Exterior pelo UNICEUB e graduada em Relações Internacionais na Faculdade Integrada do Recife.

 

Igor Calvet - Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial

igor

Doutorando e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. É servidor público da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atualmente é Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Já atuou como analista de Mercado, na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. No Ministério da Saúde, foi assessor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde e assessor de Assuntos Regulatórios e Internacionais do Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Antes de assumir a SDCI, foi coordenador-geral das Indústrias do Complexo Automotivo e diretor de Competitividade Industrial no MDIC.

Foi membro do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético e do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI) e atualmente representa o MDIC, como Membro Titular, no Comitê de Investimento do Fundo de Investimento do FGTS (CI FI-FGTS).

 

Abrão Miguel Árabe Neto - Secretário de Comércio Exterior

abrao

Abrão M. Árabe Neto é secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior, do mesmo ministério, Abrão era secretário de Comércio Exterior Substituto, foi diretor do Departamento de Negociações Internacionais e chefe de gabinete da Secex. Antes de ingressar na carreira pública, ele trabalhou como advogado de comércio internacional e como coordenador da área internacional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). É doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito Econômico Internacional pela PUC-SP. Foi também Ph.D. pesquisador visitante na Universidade de Georgetown, em Washington (DC).

 

Marcelo Maia - Secretário de Comércio e Serviços

Foto Marcelo Maia 150x190

Nascido em Brasília, Distrito Federal, Marcelo Maia é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem especialização em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Finanças pelo IBMEC e certificado em Finanças e Administração pela University of California at Berkeley, nos Estados Unidos.

Maia acumula anos de experiência no setor privado em gestão de grandes negócios, contabilidade, controladoria, relacionamento com fornecedores; marketing, logística e outras áreas, tendo também atuado como diretor de associação representativa do setor varejista nacional.

De abril de 2015 até a presente data, exerce o cargo de Secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, auxiliando na formulação, coordenação, implementação e avaliação de políticas públicas, bem como no estabelecimento de ações para o desenvolvimento do sistema produtivo nas áreas de comércio e de serviços.

 

Marcos Vinícius de Souza - Secretário de Inovação e Novos Negócios

Foto Marcus Vinícius de Souza 150x190Servidor da carreira de Analista de Comércio Exterior, é formado   em   Administração   pela   EAESP - FGV   (Escola   de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), com MBA  em  Desenvolvimento  de  Clusters  pela  CEPAL/ONU  e  treinamento  em política  de  inovação  pela  VINNOVA – Agência  de  Inovação  da  Suécia. 

No MDIC  atuou  na  Câmara  de  Comércio Exterior -CAMEX  e  foi  Coordenador  do Fórum  de  Franquias  da  Secretaria  de  Desenvolvimento  da  Produção/MDIC.  Faz   parte   dos   principais   Conselhos   Consultivos   e   de   Administração relacionados à política de inovação no Governo Federal. Antes de ingressar no Ministério   atuou   em   consultoria   estratégica   e   fundo   de   investimento   em empresas de alta tecnologia (venture capital).

 

 José Ricardo de Freitas Martins da Veiga - Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa

secretario sempe

Pós-graduado, em 2016, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), com MBA Executivo, José Ricardo da Veiga formou-se em Gestão Estratégica das Organizações, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), em 2008.  Em 2000, ele ingressou na Caixa Econômica Federal (CEF), onde iniciou sua carreira e atuou nas Superintendências Nacionais de Micro, Pequenas e Médias, empresas de 2014 a 2017

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página