Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inovativa Brasil

Edital de Chamamento Público – Termo de Colaboração para execução do InovAtiva Brasil 

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) lançou Edital de Chamamento Público para selecionar instituição interessada em celebrar Termo de Colaboração para a execução do programa InovAtiva Brasil no período de 2018 a 2020. O Edital foi publicado no dia 25 de outubro de 2017, com divulgação no site do Ministério (http://www.mdic.gov.br/index.php/noticias/2826-mdic-lanca-edital-para-selecionar-nova-instituicao-executora-do-inovativa-brasil) e no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV, no endereço eletrônico www.convenios.gov.br (Programa SICONV nº 2800020170034).

No dia 29 de outubro de 2017, foi divulgado o resultado preliminar da seleção para o Edital. Foram recebidas duas propostas, submetidas pela Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos – COPPETEC e pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI. Com base na avaliação da Comissão de Seleção do Edital, as duas propostas foram classificadas, na seguinte ordem de classificação, conforme a pontuação recebida:

Primeira colocada – 94,33 pontos: Fundação CERTI

Segunda colocada – 79,33 pontos: Fundação COPPETEC

O prazo para interposição de recursos ao resultado preliminar foi aberto por cinco dias, como determinado pelo Edital. Não houve submissão de nenhum recurso, e dessa forma confirmou-se o resultado final do Edital (http://www.mdic.gov.br/index.php/component/content/article?id=2975) com a Fundação CERTI como organização selecionada para execução do Termo de colaboração para realização do programa InovAtiva Brasil pelo prazo de 37 meses, a partir da assinatura do instrumento.

 

Documentos relacionados ao Edital:

Edital de Chamamento Público MDIC nº 06/2017 

Resultado preliminar - Edital de Chamamento Público MDIC nº 06/2017 

Resultado final - Edital de Chamamento Público MDIC nº 06/2017

 

O que é o InovAtiva Brasil

Criado em 2013 pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e realizado pelo ministério em parceria com o SEBRAE, o InovAtiva Brasil é o maior e mais abrangente programa de aceleração de startups do país. O programa se coloca como o primeiro passo para qualquer startup do Brasil captar recursos e conquistar clientes.

O foco é ajudar empreendedores inovadores com uma boa tecnologia mas pouco conhecimento e experiência em negócios, orientando os primeiros passos deles no mercado. De 2013 a 2017, foram realizadas sete edições do programa, em ciclos intensivos de quatro meses de capacitação online, mentorias individuais e eventos de treinamento e conexão, em que foram aceleradas mais de 660 startups de quase 20 segmentos da economia e de todas as regiões do país. Após a apresentação a potenciais investidores e clientes no Demoday InovAtiva, as startups aceleradas continuam sendo apoiadas com benefícios em programas parceiros, como o Edital de Inovação para a Indústria; descontos e pacotes de serviços de empresas e entidades parceiras, como a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Facebook, AWS, Exact Sales e Resultados Digitais; e conexão com programas parceiros de internacionalização (StartOut Brasil), investimento e Corporate Venture, entre outras iniciativas.

Os resultados do InovAtiva Brasil vem sendo reconhecidos dentro do governo (prêmio no Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública, em 2015), no mercado brasileiro (eleito como Melhor Aceleradora no Startup Awards, promovido pela ABStartups, em 2016) e como benchmarking de política pública inovadora em nível internacional (o InovAtiva Brasil entrou no Observatório de Inovação no Setor Público da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, em 2017). Mais informações em www.inovativabrasil.com.br.

Ciclos de Aceleração

O ciclo de aceleração do InovAtiva Brasil corresponde a um conjunto de atividades de capacitação, mentoria e conexão destinado a empreendedores selecionados pelo programa. Duas vezes por ano o programa abre o processo de seleção para seu ciclo de aceleração, e, durante o período de inscrição, o empreendedor interessado deve apresentar seu projeto de negócio.

O ciclo é dividido em duas etapas. Até 300 projetos são selecionados para Etapa 1 do ciclo, quando receberão, além dos cursos de capacitação online, mentoria de profissionais experientes do mercado e orientação de especialistas em atividades coletivas para o desenvolvimento de seus negócios inovadores. Até 125 projetos são selecionados para participar da Etapa 2 do ciclo de aceleração.

Os projetos selecionados para a etapa final do ciclo de aceleração participarão de novos cursos de capacitação online, receberão novas sessões de mentoria, e participarão de outras atividades de capacitação, para apresentarem seus projetos em bancas temáticas do Demoday InovAtiva, compostas por investidores e representantes de grandes empresas.

Mentoria 

O programa InovAtiva Brasil recruta para sua rede de mentores profissionais altamente qualificados no mercado que possam subsidiar, com sua experiência e com o sua rede de contatos, os empreendedores que estão iniciando seu negócio inovador. Os mentores são, em geral, investidores, consultores ou líderes de grandes empresas, dos mais diversos setores da economia, que voluntariamente se propõem a contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de inovação brasileiro. Se por um lado, o empreendedor assistido pelo programa beneficia-se da experiência e da rede de contatos do mentor, este aproveita a oportunidade para conhecer novas visões sobres os problemas tratados pela startup que ele mentora. Por vezes, o mentor, por iniciativa própria, continua acompanhando a startup, mesmo depois desta ter passado pelo ciclo de aceleração do InovAtiva Brasil, e há casos em que o mentor chega mesmo a se tornar um investidor anjo da startup mentorada por ele.

Cursos gratuitos de empreendedorismo inovador

Os cursos de capacitação online do InovAtiva Brasil são ministrados por especialistas em cada tema. O curso é realizado em vídeos, mas conta com outros materiais auxiliares que permitem ao usuário ampliar o seu conhecimento sobre o tema. Os alunos recebem atividades a serem executadas e contam com o feedback de outros participantes do curso sobre suas atividades apresentadas. E, ao final do curso, os alunos que cumprem as atividades e participam ativamente do processo de avaliação das atividades propostas recebem um certificado de participação. Conheça os cursos de capacitação do InovAtiva Brasil acessando o endereço web: http://www.inovativabrasil.com.br/plataforma/cursos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página