Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inovação > Fomento a Inovação
Início do conteúdo da página

Fomento a Inovação

Fomento a Inovação:

Uma das áreas de atuação da Secretaria de Inovação e Novos Negócios (SIN) é fomento a inovação, de acordo com a sua missão institucional. Dessa forma, vem-se trabalhando na melhoria do ambiente de inovação para favorecer o empreendedorismo inovador e todo o ambiente de investimento privado em startups no país.  As principais iniciativas da Secretaria nesse sentido podem ser encontradas listadas abaixo:

 

  • InovAtiva Brasil: É um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores. Realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o programa acelera até 250 startups por ano com quatro meses de capacitação online de nível mundial em empreendedorismo inovador, mentorias individuais e atividades presenciais em Bootcamps. Ao final do processo, o Demoday InovAtiva conecta as empresas finalistas a potenciais investidores, clientes e parceiros. O programa também oferece outros benefícios para continuar apoiando as startups após a conclusão do programa. Entre 2013 e 2017, foram mais de 650 startups aceleradas de todo o país e dos mais diversos setores da economia. O trabalho do InovAtiva Brasil foi reconhecido dentro do governo (Concurso Inovação no Setor Público 2015, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública), pelo mercado brasileiro (Prêmio de Melhor Aceleradora no Startup Awards 2016, promovido pela Associação Brasileira de Startups) e como benchmarking de política pública inovadora em nível internacional (no Observatório de Inovação no Setor Público da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Mais informações em www.inovativabrasil.com.br.
  • Marco legal da inovação: A secretaria trabalha nesse tema com o objetivo de melhorar o marco legal de ciência, tecnologia e inovação. Entende-se que é fundamental melhorar o arcabouço legal relativo ao capital de risco, pois acredita-se que startups não florescem sem um ecossistema propício em volta. Para isso, atua em parceria com diversos órgãos de governo, institutos de pesquisa, empresas, entidades empresariais, agências reguladoras, parlamentares no Congresso Nacional, entre outros. Mais informações podem ser encontradas no link: http://www.mdic.gov.br/index.php/inovacao-in/fomento-a-inovacao/marco-legal-da-inovacao
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página