Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

MDIC participa de lançamento de tecnologia inédita para produção do primeiro veículo híbrido flex do mundo

13 12 lancamento toyota hibrido planalto

Segundo o presidente da Toyota Brasil, o lançamento da tecnologia inovadora, que permite ao veículo rodar com gasolina ou etanol ou apenas eletricidade, é fruto do programa Rota 2030, lançado pelo MDIC e sancionado esta semana pelo presidente Michel Temer

Brasília (13 de dezembro) - O ministro Marcos Jorge participou hoje da solenidade realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, onde a Toyota anunciou o lançamento de tecnologia inédita para a produção do primeiro carro híbrido com motor flex do mundo. Como disse o presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, este é o primeiro fruto do Programa Rota 2030, programa lançado pelo MDIC que foi sancionado esta semana pelo Presidente Michel Temer. "Inovações como essa, que tornam nossos veículos mais eficientes e ambientalmente amigáveis, contam com incentivos do governo federal em várias frentes", destacou o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge. "Uma delas é a redução do IPI para a aquisição de carros híbridos, medida contemplada no Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística. De forma moderna, o texto da lei preconiza, ainda, que carros híbridos equipados com motor flex terão redução ainda maior da alíquota do imposto. Além disso, atuação coordenada do governo federal para incentivar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e limpas tem integrado, outros programas do governo federal como o RenovaBio, que é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia; e a Plataforma para o Biofuturo, do Ministério de Relações Exteriores", acrescentou.

O ministro disse, ainda, que o Rota 2030 possui princípios de sustentabilidade ambiental e cidadania e que estão entre e as diretrizes do programa o incentivo ao uso de biocombustíveis e de formas alternativas de propulsão, como a elétrica. "Para dar mais efetividade, publicaremos, ainda neste ano de 2018, Portaria Ministerial para criar um grupo técnico que ficará responsável por elaborar a Estratégia Nacional e o Plano Nacional de Eletromobilidade, com as respectivas diretrizes para a execução desse trabalho", informou o ministro. 

O veículo foi desenvolvido por engenheiros brasileiros e japoneses que trabalharam para apresentar a tecnologia com um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção de dióxido de carbono, desde o início do uso do etanol produzido a partir da cana de açúcar. Assim, o projeto foi direcionado para extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência e baixíssimos níveis de emissões de gases poluentes.

Para o presidente Michel Temer,  os investimentos da montadora nesse empreendimento revelam a credibilidade do setor automotivo em sua administração. “Quando vejo que as pessoas estão investindo no Brasil, eu digo que o governo deu certo”, afirmou o presidente. O CEO da Toyota para América Latina, Steve St. Angelo,  informou que a empresa pretende investir cerca de R$ 1 bilhão no Brasil.

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa

registrado em:
Fim do conteúdo da página