Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

MDIC participa do 1º Encontro BIM dos Governos Latino Americanos

Evento visa proporcionar a formação de um grupo latino americano de discussão de implementação do Building Information Modelling (BIM) em nível governamental.  Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Igor Calvet, representa governo brasileiro

Brasília, (23 de maio) – O secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Igor Calvet, participa do 1º Encontro BIM dos Governos Latino Americanos (1º Encuentro BIM de Gobiernos Latinoamericanos: BIM en la Construcción Pública). O evento, que ocorre em Santiago, é dirigido a governos da América Latina que estão interessados em implementar as metodologias e tecnologias do BIM em seus projetos de construção pública.

A Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modelling (BIM) é um conjunto de práticas, processos e tecnologias, com o objetivo de aprimorar as práticas do setor da construção, beneficiando tanto os contratantes quanto a cadeia de produção. A adoção do BIM possibilita otimizar o orçamento e o alinhamento entre áreas como fundação, estrutura, instalações hidráulicas, elétricas, assim como a definição e aquisição de materiais. Dessa forma, o BIM reduz erros e riscos, induz o cumprimento de prazos e oferece maior confiabilidade aos projetos, com controle preciso das obras, maior produtividade e economia de recursos.

1º Encontro BIM dos Governos Latino Americanos

O encontro, realizado nos dias 23 e 24 de maio, é promovido pelo Comitê de Transformação Digital da Corporação de Desenvolvimento da Produção (Corfo) do Governo do Chile, em conjunto com a Planbim. Participam do evento representantes dos governos da Argentina, Brasil, Chile, México e Uruguai, além do Reino Unido, como observador, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A iniciativa visa promover a formação de um grupo latino-americano para discutir a implementação do BIM em nível governamental com foco em construir uma visão compartilhada em torno do BIM e dos programas governamentais que o promovem na região, criar uma rede de colaboração que serve para compartilhar informações, explorar objetivos comuns e possíveis esforços de colaboração.

Estratégia BIM BR

O evento ocorre uma semana após o lançamento feito pelo governo federal, por meio do MDIC, da Estratégia Nacional para Disseminação do BIM (Estratégia BIM BR), instituída pelo Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018.

Entre as medidas previstas estão a difusão do conceito BIM, estruturação do setor público para adoção do BIM, e criação de requisitos BIM para compras governamentais. Inclui, ainda, a capacitação de profissionais e a elaboração e atualização de guias para edificações. O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, explicou que o BIM é um novo paradigma para a indústria da construção, que pode revolucionar os índices de produtividade, reduzir custos e aumentar a participação do setor no PIB.  “Ainda é baixa a adoção dessa ferramenta. Por isso, vamos estimular o uso do BIM nas compras públicas, dando maior transparência às licitações e a execução de obras federais”, afirmou. 

O governo federal deve estimular a adoção de BIM por meio de programas pilotos envolvendo diversos órgãos públicos. Normas serão revisadas, de forma a melhorar o ambiente de negócios e estimular a atração de investimentos em BIM. “Acredito que podemos e devemos induzir a inovação do setor, com iniciativas que partem do próprio governo. O poder público, como grande demandante de obras, pode assumir o papel de estimular o mercado brasileiro como um todo”, defendeu Marcos Jorge.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa

registrado em:
Fim do conteúdo da página