Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ONU visitará Brasil para conhecer política do governo federal de apoio à MPMEs

11.05.2018 foto sec josericardo SEGUNDA MATERIA

A informação foi dada ao secretário José Ricardo da Veiga pelo diretor da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Juwang Zhu, durante reunião em Nova Iorque

Nova Iorque (11 de maio) - Em reunião realizada hoje na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o diretor da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Juwang Zhu, e o secretário Especial da Micro e Pequena Empresa do MDIC, José Ricardo da Veiga, concordaram em criar uma agenda para estreitar a troca de experiências em políticas públicas para apoio ao setor. 

Juwang Zhu informou que a ONU quer compartilhar a experiência brasileira com outros países em desenvolvimento e informou que enviará uma delegação ao Brasil para tratar do assunto.

“Foi muito interessante ver  a diretoria que trabalha exatamente pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU enxergar no Brasil uma oportunidade, por meio de nossa política pública de apoio às micro e pequenas empresas, de dar escala e disseminar o conceito de ODS. A ONU enxerga que esse modelo brasileiro pode ser compartilhado com outros países”, afirmou José Ricardo da Veiga.

O diretor para Desenvolvimento Sustentável da ONU também quis saber mais detalhes o Forum Permanente da Micro e Pequena Empresa. O secretário José Ricardo explicou que o Fórum congrega cerca de cem entidades, representando MPMEs de todas as regiões do Brasil e também Fóruns Estaduais. “Com isso conseguimos uma capilaridade muito grande”, afirmou.

Uma das possibilidades que serão estudadas para a visita da ONU é que ela seja feita durante a próxima reunião do Fórum Permanente. “O diretor da ONU nos pediu que recebêssemos sua comitiva em uma reunião do Fórum e vamos nos preparar pra isso e definir uma data. Ficamos de manter contato para organizarmos um evento que, para o Fórum, será grandioso e inédito”, afirmou o secretário.

Os frutos dessa parceria, segundo o secretario, serão o fortalecimento do Forum Permanente, que está com pouco mais de um ano de retomada das atividades.

“Acreditamos que possamos acelerar o a agenda do Fórum e torná-la mais robusta. Assim, o Brasil passará a ser enxergado, de fato, se não como a principal referência, como um dos principais modelos mundiais no apoio às MPMEs”, disse.

Global Compact

Antes da reunião na sede da ONU, o secretário José Ricardo da Veiga visitou o Global Compact, braço da ONU mais voltado para o contato com o meio empresarial.

Também ficou acertado um próximo encontro no Brasil para que seja definida uma agenda de trabalho. “Nossa ideia é atuarmos tanto por meio da ONU, participando do Fórum Permanente das MPMEs, mas também apoiando essa ideia de cadeia de valores e de fornecimento para grandes empresas”, informou José Ricardo.

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página