Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inovação é fundamental para o setor de Comércio e Serviços, afirma secretaria-executiva do MDIC

08.05.2018 MOVNI Yana Duramesq SE

Yana Duramesq participou da abertura do Movimento para Inovação em Comércio e Serviços na Confederação Nacional de Comércio

Brasília (8 de maio) – A inovação e a gestão de negócios são os temas centrais do Movimento para Inovação em Comércio e Serviços (MOVIN 2018), evento que ocorre até amanhã em Brasília, na sede da Confederação Nacional de Comércio (CNC), e reúne lojistas, empreendedores e entidades representativas de comércio e serviços. A secretária-executiva do Ministério Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Yana Duramesq, participou da mesa da abertura do evento ao lado do ministro do Trabalho, Helton Yomura, do vice-presidente da CNC, Roberto Tadros e da diretora técnica do Sebrae, Heloisa Meneses.

Para a secretária do MDIC, o tema do MOVIN deste ano reflete a modernidade e a necessidade do setor acompanhar as rápidas tendências de mercado. “A inovação tornou-se uma questão de sobrevivência para o setor de comércio e serviços. O mundo digital influencia o ambiente de competitividade onde as grandes, médias e pequenas empresas estão atuando. Agora o consumidor passa a priorizar mais a experiência do que o próprio produto. Essa é uma tendência mundial”, pontuou.  

A porta-voz do MDIC reforçou para os participantes do evento a atuação da pasta, por meio do trabalho da Secretaria de Comércio de Serviços (SCS). “O MDIC está apoiando e vai apoiar cada vez mais esse setor a se apropriarem e navegarem nesse novo ambiente. Destaco aqui a atuação da nossa SCS à frente do Fórum de Competitividade do Varejo (FCV) que frequentemente discute e traz temas prioritários do setor”, disse.

O FCV realiza reuniões regulares com as principais entidades representativas do comércio, entre elas a CNC e o Sebrae. Tem como missão, discutir e encaminhar temas prioritários definidos em conjunto pelo setores público e privado e tem importante papel de inserir o varejo nas discussões das diversas políticas públicas.

Outro ponto destacado por Duramesq foi a contribuição do Fórum para a modernização das questões trabalhistas. “Foi em contato com o setor que colhemos informações para negociar alterações nos marcos regulatórios nos meios de pagamento. Outro bom exemplo é que, no final de 2017, MDIC, Ministério do Trabalho e da Fecomercio de São Paulo assinaram o Acordo de Cooperação Técnica para elaboração de uma série de cartilhas sobre temas trabalhistas. O primeiro caderno foi lançado em dezembro do ano passado e já estamos na elaboração de um segundo caderno sobre relações trabalhistas”, lembrou.

MOVIN 2018

O evento é coordenado pela confederação Nacional do Comércio (CNC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que abrem espaço para diálogo entre lojistas, empreendedores e entidades representativas de comércio e serviços.

O objetivo é possibilitar o conhecimento de tendências e apresentação de boas práticas relacionadas à inovação, de forma a proporcionar a adequação dos processos e modelos de negócios, promovendo ganhos de competitividade.

As ações desenvolvidas durante a programação visam promover o debate de tendências, inovações e gestão dos negócios em um cenário de mudanças tecnológicas que impactam as relações entre as empresas e os consumidores.

Confira mais acessando http://movin2018.com.br/

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página