Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ABDI firma parceria para desenvolver centro global de pesquisa em transportes

09.04.2018 Palestra The Future of Transportation Now

Iniciativa da Agência, vinculada ao MDIC, será referência para empresas, startups, universidades e pesquisadores

(Brasília, 9 de abril) – A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao MDIC, e a empresa Hyperloop estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de um centro de pesquisa. “Este é mais um resultado concreto do trabalho da ABDI, nesta nova fase de sua missão institucional, que é ser um órgão de inteligência do governo, em favor do setor produtivo brasileiro”, destacou o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge.

O Centro Global de Inovação em Logística vai funcionar na cidade de Contagem (MG) e tem como objetivo desenvolver um sistema de transporte de carga de altíssima velocidade, capaz de atingir 1,2 mil quilômetros por hora. O acordo foi assinado na sede da ABDI, em Brasília, nesta segunda-feira (9), pelo diretor de Desenvolvimento Produtivo da ABDI, Miguel Nery, o Ministro da Indústria, Marco Jorge, e o presidente da Hyperloop, Bibop Gresta.

Com operações previstas ainda para este ano, o centro abrigará a divisão de pesquisas de logística da companhia, um laboratório de fabricação e um ecossistema de empresas líderes globais, startups, universidades, inovadores, cientistas e governos do mundo inteiro que estejam focados em resolver crescentes demandas em logística.

A iniciativa é oficialmente apoiada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo município de Contagem.

O acordo foi feito por meio de uma parceria público-privada (PPP) com um investimento de aproximadamente R$ 26 milhões em sua primeira fase, que inclui contribuições da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), HyperloopTT e investidores privados. Além disso, um espaço físico de 22 mil metros quadrados e 4 mil metros quadrados de espaço construído foi fornecido pelo município de Contagem.

“A ABDI vai aproximar a Hyperloop de instituições de pesquisa brasileiras para desenvolver tecnologias e alternativas ao nosso sistema atual de transporte de carga, baseado em rodovias, que acarreta um custo elevado para o país. Transporte e logística são gargalos importantes que o Brasil precisa resolver para impactar positivamente o conjunto da economia”, diz o presidente da ABDI, Guto Ferreira.

"O Estado de Minas Gerais e o município de Contagem, em particular, são um dos centros de distribuição de carga mais importantes para o Brasil", diz Bibop Gresta, presidente da HyperloopTT. "Com uma posição geográfica estratégica, uma alta concentração de grandes indústrias, e uma dedicação à inovação, é o local ideal para o Centro Global de Inovação em Logística da HyperloopTT", completa.

HyperloopTT vai trazer a Hyperloop Academy ao Brasil

O acordo inclui a implementação do novo centro de inovação da HyperloopTT, o XO Square. Será um centro de desenvolvimento para a divisão de transporte de mercadorias. O XO Square apresentará um laboratório de aceleração, incubadora e fabricação para as cinco linhas de pesquisa iniciais, com outras a serem acrescidas no futuro.

A HyperloopTT também está lançando sua primeira Hyperloop Academy no Brasil para realizar projetos, treinamentos e parcerias com centros de conhecimento como universidades, centros de P&D, startups e outras organizações. A Hyperloop Academy oferecerá oportunidades para a próxima geração de engenheiros, criativos e tecnologias para desenvolver o futuro do transporte.

Com informações da ABDI

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página