Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

GAN

O Grupo de Alto Nível Brasil Suécia em Aeronáutica (GAN) foi criado durante a reunião da Comissão Mista de Cooperação Econômica, Comercial e Tecnológica, ocorrida em 21/05/2015. O Grupo é coordenado pelo Secretário Executivo do MDIC e pelo State Secretary do Ministry of Enterprise and Innovation da Suécia.

A criação do GAN pode ser considerada um desdobramento da compra de 36 aviões de caça suecos realizada pelo governo brasileiro. Uma das principais razões para a escolha da empresa sueca frente aos demais concorrentes foi a transferência de tecnologia e a possibilidade de inserção das empresas brasileiras na cadeia de fornecimento global da Saab, por meio da fabricação de alguns componentes do caça Gripen NG, proporcionando, ao Brasil, o acesso a novos mercados.

 

A cooperação econômica, comercial e tecnológica Brasil-Suécia está amparada nos seguintes documentos:

  • Acordo Brasil-Suécia sobre Cooperação Econômica, Comercial e Tecnológica, de 1984
  • Protocolo Adicional de cooperação em Alta Tecnologia Industrial Inovadora

A primeira reunião do GAN aconteceu em 19/10/2015, na qual acordou-se:

  • Estabelecer um Grupo de Trabalho no âmbito do GAN constituído de pessoas selecionadas dos dois países, utilizando a estrutura do já estabelecido Comitê Aeronáutico do GAN;
  • Realizar um encontro do Grupo de Trabalho no decorrer de 2016 com vistas a desenvolver um Plano de Trabalho detalhado a especificação dos projetos (objetivos, processos e métodos para cooperação contínua tanto na área civil quanto na militar); e
  • Realizar o segundo encontro do GAN no 4º trimestre de 2016 quando os resultados do Grupo de Trabalho serão apresentados para discussão e decisão.

A segunda reunião do GAN aconteceu em 18/10/2016 e:

contou com a participação de cerca de 60 pessoas de 28 instituições brasileiras e suecas. O encontro estabeleceu um Termo de Referência e um Plano de Trabalho para a cooperação.

Para 2017 o Plano de Trabalho previu a realização de dois seminários, um no Brasil e outro na Suécia, a definição de uma Rota Estratégica Tecnológica para a cooperação, além de reuniões periódicas do Comitê Executivo, instância técnica que apoia o GAN, e a reunião do GAN propriamente dita, em outubro de 2017.

Entre as ações já realizadas está o 5º Seminário Brasil-Suécia em Aeronáutica, ocorrido no Parque Tecnológico de São José dos Campos no dia 31/05/2017. O evento foi organizado em uma parceria entre MCTIC e ITA, teve cerca de 300 inscritos e contou com painéis bilaterais para apresentação da indústria, do governo e da academia e grupos de discussão que trataram de temas específicos.

Fim do conteúdo da página