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Empreendedores brasileiros conhecem maior campus de startups do mundo em Paris

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Missão promovida pelo MDIC, MRE, Apex-Brasil, Sebrae e Anprotec levou 14 startups brasileiras para conhecerem ambiente de inovação francês; em 2018, StartOut Brasil realizará missões em Berlim, Miami e Lisboa

Paris (4 de dezembro) - Empreendedores de 14 startups brasileiras conheceram, nesta terça-feira, a Station F, o maior campus de startup do mundo, com área de 34 mil metros quadrados. Eles participam da primeira edição do StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups realizado pelo MDIC, Apex-Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Sebrae e Anprotec. 

Quem recebeu a comitiva do StartOut foi Marwan Elfitesse, diretor de relacionamento com startups. Ele explicou que a Station F abriga 27 programas de incubação, aceleração e fomento a startups. 

Uma dessas iniciativas é o Founders Program, gerido pela própria Station F, que recebe empresas em estágio inicial e oferece estação de trabalho e networking com as grandes corporações que estão instaladas no campus, como Facebook, Microsoft e Amazon. São essas grandes corporações que gerem os outros 26 programas que funcionam no local. 

Como explicou o diretor de Inovação e Propriedade Intelectual do MDIC, Igor Nazareth, que acompanha a missão, um dos objetivos do StartOut Brasil é promover a mudança de mentalidade das empresas brasileiras. 

“Hoje, elas pensam num mercado local e regional para, depois, se expandirem para o mercado nacional. Existem oportunidades lá fora para que eles possam complementar e melhorar seus negócios. No exterior, elas podem também ter acesso a novas tecnologias, investimentos, parcerias e talentos que fortalecem sua atuação no Brasil”, destacou. 

A agenda da missão, montada pela equipe da Secretaria de Inovação e Novos Negócios do MDIC e MRE, Apex-Brasil, Sebrae e Anprotec busca promover uma imersão no ecossistema parisiense, colocando as startups em contato com os principais atores, como investidores, incubadoras, aceleradoras, potenciais clientes e órgãos governamentais franceses. 

Blablacar

De noite, os empreendedores visitaram um escritório da Blablacar, plataforma de transporte criada na França que conecta motoristas e passageiros e promove o compartilhamento de carros em viagens de longa distância. A Blablacar é considerada um “unicórnio”, nome dado a empresas que têm avaliação igual ou superior a US$ 1 bilhão.  

Como explicou Julien Lafouge, diretor para a América Latina da Blablacar, no processo de internacionalização é importante desenvolver uma estratégia adequada para o mercado alvo. Além disso, é importante conhecer bem e envolver os atores envolvidos no processo de instalação da empresa.  

“As pessoas têm ideias preconcebidas sobre internacionalização. Nesta missão, vocês contam com o apoio de diversas instituições do governo, o que é muito importante para não perderem informações necessárias neste processo. Vir para a Europa acompanhado de representantes do  MDIC e de outros realizadores do programa StartOut Brasil demonstra a seriedade das empresas e o comprometimento do governo em promover ideias inovadoras”, completou. 

Fomento à inovação 

De manhã, as startups visitaram a Paris & Co. Eles foram recebidos por Julien Gharrou, coordenador de projetos.  

Gharrou apresentou iniciativas de fomento da agência de inovação e empreendedorismo da cidade de Paris. A Paris & Co promove a integração de startups a grandes corporações como Carrefour, BIC e L’Oreal. Eles também promovem missões anuais com representantes de empresas para conhecerem iniciativas inovadoras desenvolvidas por startups de diferentes países.  

Desde 2010, eles facilitaram mais de 200 testes, experimentos e provas de conceitos das tecnologias e soluções das startups na cidade de Paris. Mais de 300 empresas receberam acompanhamento da agência parisiense.

Como explicou o coordenador de projetos da Paris & Co, há um programa para auxiliar a entrada das empresas estrangeiras no mercado francês. “Três vezes ao ano, recebemos startups de outros países. Realizamos workshops para os empreendedores conhecerem as particularidades do ecossistema da França. Avaliamos se a ideia é inovadora, se há competidor aqui e o perfil da equipe”, disse. 

Também foi realizada visita ao Le Hub – Bpi France. Os empreendedores conheceram programas similares ao StartOut Brasil. O banco francês realiza missões periódicas para China e Estados Unidos.

“Queremos que o mundo saiba que temos boas soluções e inovações. Queremos também atrair outras empresas para França”, disse Morgan Autret, gerente da diretoria de inovação do Bpi France. 

Ele apresentou o portfólio de instrumentos de apoio do banco francês para fomentar a inovação. As ações são realizadas em três eixos: financiamento, investimento e acompanhamento. 

“No French Tech Ticket, por exemplo, são selecionadas 70 startups maduras do mundo todo e elas recebem um apoio de 45 mil euros para se instalaram na França. Também facilitamos o processo de obtenção de visto. Na última edição do programa, sete empresas brasileiras estavam entre as selecionadas pelo governo francês”, disse.  

Agenda 

A quarta-feira (6) é reservada às reuniões individuais de negócio. Duas startups da missão, Portal Telemedicina e Synappse Assist, serão recebidas por um parlamentar francês que quer conhecer de perto a solução desenvolvida pelos empreendedores. O demoday está programado para acontecer nesta quinta-feira (7). Neste dia também haverá uma visita ao Le Village by CA. Trata-se de uma iniciativa financiada pelo banco francês Crédit Agricole para fomentar inovações desenvolvidas por startups. 

StartOut Brasil

O StartOut Brasil selecionará, por ciclo de imersão, até 15 startups com potencial de internacionalização para participar de missões no exterior. As empresas terão acesso à consultoria especializada em internacionalização, mentoria com especialistas no mercado de destino e treinamento de pitch. Além disso, durante a missão, cumprem agenda de trabalho montada para promover a prospecção de clientes e investidores e a conexão a ambientes de inovação. No último dia da missão, é realizado um demoday para investidores. Quando retornam ao Brasil, as empresas terão apoio para definir sua estratégia de internacionalização e realizar a efetiva instalação no mercado-alvo (softlanding).

No ano que vem, serão realizadas três missões de internacionalização: em Berlim (maio), Miami (agosto) e Lisboa (novembro).

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