Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Evento apoiado pelo MDIC discute ampliação de exportações da região Nordeste

“Decola Nordeste” aconteceu nesta semana no Rio Grande do Norte; Estado também sediou o 19° Encontro Internacional de Negócios do Nordeste

Brasília (10 de novembro) – A ampliação das exportações do Nordeste foi tema de um evento realizado nesta semana em Natal (RN), que contou com o apoio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Promovido pelo Sebrae do Rio Grande do Norte e a Federação das Indústrias do Estado (Fiern), em parceria também com a Apex-Brasil, o Banco do Nordeste e o Connect Americas, o “Decola Nordeste” debateu o cenário macroeconômico e as novas ações de estímulo às exportações e captação de investimentos da região.

Durante a abertura do fórum, o coordenador-geral de Programas de Apoio à Exportação do MDIC, Victor Maselli, apontou a sinergia do evento com o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), programa de apoio à exportação coordenado pela Secretaria de Comércio Exterior.  Um dos principais pontos descatados foi a importância em ter o comércio exterior como tema estratégico e fundamental para o desenvolvimento da região nas secretarias dos governos estaduais e instituições vinculadas a iniciativa privada. O representante do Sebrae RN, José Eduardo Ribeiro Viana, explicou aos participantes do "Decola Nordeste" outras ações de estímulo à exportação promovidas no Estado. 

O evento antecedeu a abertura oficial do 19° Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), realizado nessa quinta (9) e sexta-feira (10) também em Natal. Esse segundo encontro teve como objetivo dar maior visibilidade aos produtos de pequenos negócios nordestinos no mercado internacional e aumentar a quantidade de empresas da região na base exportadora brasileira.

Durante o EINNE, foi montado um estande PNCE, onde o público pôde tirar dúvidas com técnicos do ministério e representantes de outras entidades parceiras do programa. O espaço também foi utilizado para reuniões e discussões sobre ações e estratégias que serão adotadas em 2018. 

Iniciado em 2012, o PNCE já foi lançado em 23 unidades da federação, com o apoio de 150 instituições parceiras nacionais e estaduais. As ações do programa, promovidas pelo MDIC e outras instituições, já atenderam mais de dez mil empresas e contribuíram para que, no ano passado, 4.735 firmas exportassem pela primeira vez.

Resultados    

Na quinta-feira (10), primeiro dia das rodadas do 19º Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), foram realizadas mais de 723 negociações entre pequenas empresas da região e grupos compradores internacionais de 27 países, o que gerou mais de R$ 9,2 milhões em novas parcerias comerciais. 

A expectativa do Sebrae-RN e da Fiern é gerar um volume de negócios da ordem de R$ 25 milhões a partir do encontro e ampliar a base de exportação dos estados da região.

 

* Com informações da Agência Sebrae de Notícias 

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página