Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conselho de Ministros da Camex realiza última reunião do ano

IMG 4427

Resoluções Camex com as decisões do Conselho serão publicadas nos próximos dias no Diário Oficial da União  

Brasília (8 de novembro) – O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) realizou hoje, na Casa Civil da Presidência da República, a última reunião de 2017 para decidir temas estratégicos relacionados às exportações e importações brasileiras. Participaram da reunião, presidida pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, os ministros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira; da Fazenda, Henrique Meirelles; das Relações Exteriores, Aloysio Nunes; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi; o ministro substituto do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago; o secretário especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcos Degaut; e o secretário-executivo substituto do ministério dos Transportes, Carlos Barros.

Na área de defesa comercial, foi discutida a aplicação de direito antidumping definitivo incidente sobre as importações brasileiras de laminados planos de aço, originárias da China e da Rússia. Os ministros decidiram adiar a decisão para janeiro de 2018, quando deve ser realizada a primeira reunião do próximo ano. O Conselho de Ministros resolveu dar um último prazo para que fosse possível colher mais informações sobre o impacto que haveria na cadeia produtiva e na inflação.  Os laminados de aço são insumos muito utilizados pelos setores de construção civil, automotivo, móveis, implementos agrícolas, eletrodomésticos, entre outros.

Sobre as negociações internacionais, os ministros discutiram as atuais estratégias do Brasil e aprovaram diretrizes e recomendações para os processos em curso, como o Mercosul-União Europeia. Além disso, foi aprovado mandato negociador para um acordo com a Coreia do Sul. 

A respeito do financiamento e garantia às exportações, os ministros aprovaram o novo texto da Declaração de Compromisso do Exportador, e as diretrizes para o sistema de Compliance de Seguro de Crédito à Exportação. Os ministros ainda ratificaram os compromissos já assumidos pelo Brasil, no âmbito do Programa Mais Alimentos Internacional, que provê crédito às exportações de máquinas e equipamentos agrícolas.

As Resoluções Camex com as decisões do Conselho serão publicadas nos próximos dias no Diário Oficial da União.  

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
 
Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página