Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Desafios e oportunidades da eletrificação de carros são abordados em curso no MDIC

Evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial em parceria com o governo alemão

30.10.2017 sdci curso eletromobilidade

Brasília (30 de outubro) - O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) realiza nesta segunda e terça-feira, em Brasília, o 3º Curso de Eletromobilidade.

A capacitação, voltada para servidores públicos, é realizada em parceria com o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ, na sigla alemã), por meio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

A programação do curso inclui módulos teóricos e técnicos a respeito da eletromobilidade, além de atividades de troca de experiências entre os representantes de órgãos públicos.

“A propulsão elétrica está voltando ao debate internacional. Um dos objetivos é debater os aspectos históricos e é o cenário atual da matriz elétrica no Brasil e no mundo e os requisitos para a eletrificação do automóvel. Também serão abordados os sistemas de conversão de energia e as oportunidades e desafios da mobilidade elétrica no transporte público”, explicou o professor Wanderlei Marinho, facilitador do curso.

Programação

Amanhã (31) serão tratados os sistemas de conversão e de armazenamento de energia e motores elétricos; a infraestrutura de recarga; e a mobilidade elétrica no transporte público. Também será apresentado um panorama das políticas públicas, regulação e incentivos existentes no cenário internacional e as novas tecnologias e serviços.

Participam do 3º Curso de Eletromobilidade representantes dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Minas e Energia (MME) e Transportes, Portos e Aviação Civil (MT), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Polícia Federal e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Promob-e

O Curso de Eletromobilidade é promovido pelo “PROMOB-e – Sistemas de Propulsão Eficiente”, executado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O projeto de cooperação tem o objetivo de auxiliar o governo brasileiro na formulação de políticas públicas que estimulem a adoção de sistemas de propulsão mais eficientes. A parceria com a Alemanha teve início em janeiro deste ano e tem duração prevista até 2020.

Em quatro anos, o governo alemão deve dispender 5 milhões de euros para realizar seminários, oficinas e visitas técnicas que ajudem a mapear o atual cenário brasileiro no que se refere à eletromobilidade. Ao final, a expectativa é que as atividades do projeto auxiliem o Brasil na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da mobilidade elétrica no país. 

Neste ano, já foram realizadas diversas ações no âmbito do Promob-e. Em setembro deste ano, foi promovida uma visita técnica à Alemanha para conhecer ações e projetos nas cidades de Bonn, Aachen e Frankfurt para promoção e desenvolvimento de veículos elétricos. Os participantes da missão visitaram o Salão do Automóvel e conheceram diversos modelos de automóveis movidos a propulsão elétrica.

Nos dias 19 e 20 deste mês, o MDIC organizou, juntamente com o governo alemão, o 1º Fórum Brasil - Alemanha de Mobilidade Elétrica, em São Paulo. No evento foram apresentados o cenário nacional e as oportunidades bilaterais de negócios na área de mobilidade elétrica. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página