Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

InovAtiva Brasil marca presença no maior evento de startups da América Latina

Além da equipe executora do programa, estão presentes empreendedores de startups aceleradas, mentores e investidores ligados ao programa

Brasília (27 de outubro) - O InovAtiva está participando da CASE – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, o principal evento do setor, que ocorre em 26 e 27 de outubro em São Paulo. Graças ao patrocínio oferecido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o programa conta com um estande próprio, onde a equipe pode interagir com o ecossistema brasileiro de empreendedorismo conectando-se com, empreendedores, investidores, fundos de investimentos e grandes empresas que atuam em conjunto com startups.

A organização estima que a Conferência receberá cerca de nove mil pessoas até o final desta sexta-feira. Entre as oportunidades viabilizadas por esse encontro, está a de apresentar o InovAtiva a startupeiros e possíveis mentores, assim como de firmar ou fortalecer parcerias. “Como um programa do governo gratuito para startups, temos todo interesse de dialogar com esse ecossistema de empreendedores e investidores”, destaca Maycon Stahelin, coordenador do InovAtiva Brasil no MDIC.

O programa conta ainda com outras frentes de atuação, como uma iniciativa de internacionalização em parceria com o MDIC, o Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX). Em outubro, 15 startups foram para a Argentina, e em dezembro, o destino de outros 15 empreendimentos será a França. Há também uma iniciativa de incentivo de startups durante a CASE, com convites e cupons de desconto para estimular a participação no evento. Além disso, o programa compartilhou o espaço de seu estande com três empreendimentos que participaram de acelerações em edições passadas do InovAtiva.

Um desses participantes é a Solides, que desenvolve soluções para gestão de pessoas baseadas no comportamento humano. Tendo já um histórico no mercado, a startup passou por uma completa reformulação em seu modelo de negócios, processo do qual o InovAtiva fez parte com resultados muito positivos. Mônica Hauck, uma das fundadoras do empreendimento, conta que a equipe participou do programa de aceleração logo no retorno de uma viagem de estudos na Universidade de Stanford, onde aprenderam a não ter medo de serem grandes. Era um momento decisivo para a Solides, na esteira da determinação de mudar completamente seu produto e o método de comercialização. “O padrão que o programa colocou para nós foi altíssimo, parecia que ainda estávamos estudando no Vale do Silício”, recorda Mônica. “As mentorias nos ajudaram com uma mudança de mindset que foi muito importante, nos ajudou muito”, continua.

Com esse o conhecimento e a experiência dos mentores, a Solides alcançou sua meta de crescer 300% em 2016 e outros 300% em 2017. O foco atual é seguir nos próximos passos já traçados para a evolução do negócio: 200% de crescimento anual até 2020.

A Ilupi tem um público semelhante, pois oferece serviços de gestão para questões de patentes e marcas com foco em pequenas empresas. Inicialmente, o modelo de negócios era voltado para grandes companhias. Seu fundador, Daniel Eloi, notou uma demanda por serviços semelhantes para empreendedores de menor escala, e foi assim que a Ilupi encontrou seu lugar no mercado. “Existem softwares de gestão de propriedade intelectual para grandes empresas, mas faltavam oportunidades para empreendimentos menores”, explica Daniel. “Esses empresários estão carentes, então adaptamos o serviço para a realidade das pequenas empresas. Com a Ilupi, disponibilizamos também as informações mais básicas e iniciais sobre propriedade intelectual’’. Com o tempo, o site foi dividido, efetivamente transformando o empreendimento em dois serviços diferentes para duas fatias distintas do mercado.

Já a Busca Cargas aposta em um aplicativo e um serviço de web voltados para a comunicação entre transportadores – motoristas de veículos de carga –  e embarcadores – empresas e pessoas necessitadas desse recurso. Fundada por Amanda Hurtado e Tiago Gobett, a empresa esteve na InovAtiva em seu primeiro ano de existência, e a partir da experiência teve uma trajetória estável e de sucesso. Houve um ano dedicado a implantação do site, do aplicativo e da marca, além da criação de uma base de dados de clientes. O empreendimento seguiu se estabilizando e ganhou em 2016 um impulso com o investimento em marketing e mídias digitais. Com os clientes já consolidados, os negócios prosperaram em 2017. ‘‘A startup vai bem e estar aqui na CASE nos coloca em evidência, pois aumentamos nossa rede de conexões e conseguimos apresentar nosso produto para mais pessoas’’, comenta Tiago.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página