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Em Buenos Aires, startups brasileiras conhecem Mercado Livre, maior empresa de e-commerce da América Latina

MDIC BA Mercado Livre

Visita faz parte da missão de internacionalização de startups, promovido pelo MDIC, Apex Brasil e Sebrae, em parceria com Anprotec e ABStartups

Buenos Aires (11 de outubro) - O MDIC e a Apex promoveram, nesta quarta-feira, uma visita de empreendedores brasileiros ao Mercado Livre, maior plataforma de e-commerce na América Latina e a oitava no ranking mundial. Representantes de treze startups conheceram a sede da empresa em Buenos Aires, na Argentina. A visita faz parte da missão de internacionalização de startups, realizada desde domingo (8).

Pedro Arnt, diretor-executivo financeiro da empresa, recebeu os empreendedores brasileiros. Ele explicou aos participantes da missão que a plataforma está presente em 18 países da região e tem, atualmente, 32 milhões de usuários ativos e 200 milhões eventuais compradores.

Arnt também destacou em sua apresentação o processo de internacionalização do Mercado Livre. Ele aconselhou os empresários a investirem em capital humano. “A escolha do chefe de operações no novo mercado é essencial para quem quer se regionalizar. Esta pessoa tem papel fundamental no crescimento da empresa. Outra dica que dou é replicar o que já tem sucesso no seu país”, disse.

Buenos Aires
De tarde, o grupo também estava na Agência de Investimento e Comércio Exterior da cidade, Invest BA, vinculada ao Ministério de Modernização, Inovação e Tecnologia. A equipe de promoção da agência apresentou as ações desenvolvidas pelo governo argentino junto aos novos empreendimentos e investidores.

Uma dessas iniciativas é o “Mapa de Oportunidade Comerciais”. Trata-se de plataforma de Big Data que permite a identificação de riscos de mercado para novos negócios. O mapa prevê o comportamento do mercado e as tendências de consumo, destacando oportunidades para abertura de novos empreendimentos com possibilidade de êxito.

No setor de inovação, Buenos Aires abriga quatro dos seis “unicórnios” da América Latina, empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão: Mercado Livre, Decolar.com, OLX e Globant. Até o final deste ano o governo argentino entregará um parque de inovação ao norte da cidade com área de 120 mil mt2.

Aceleradoras
De manhã, os empreendedores também conhecerem a aceleradora NXTP. A empresa foi fundada há mais de 10 anos como um fundo de investimento, com contribuições públicas e privadas que somavam US$ 38 milhões.

Segundo dados apresentados por Francisco Coronel, sócio-fundador da NXTP, a aceleradora tem mais de 300 mentores e investidores da América Latina, Estados Unidos e Europa.
O processo de aceleração acontece uma vez ao ano. Empresas de diferentes países se inscrevem e 10 são selecionadas para passar por um processo de capacitação que dura três meses. As startups recebem orientações sobre modelo de negócio e os aspectos legais e contábeis para que eles possam receber investimento.

"A NXTP é um ecossistema. Estamos muito satisfeitos com a vinda de representantes de startups brasileiras. Se juntarmos esforços, creio que podemos fazer algo  poderoso”, disse Coronel.
Após a visita na NXTP, o grupo foi à Wayra Telefónica, uma aceleradora de startups digitais. A empresa está presente em dez países e já acelerou 579 empreendimentos.

Agenda
Treze startups participam da missão de internacionalização: Myleus Facility (setor de biotecnologia), Cloud CRM Sistemas, 4milk, Safe Trace (agrotecnologia), Reciclapac (logística), Tracksale (experiência de clientes), Verde Ghaia (SAS) e Belasis (fintech de beleza e bem estar), Estante Mágica (educação), Psicologia Viva (market place e saúde), MedLogic (saúde), Hub2b e Lett Insights (e-commerce).

Amanhã (12) será realizado o Demoday, evento em que as startups se apresentam às empresas e aos investidores. Também serão realizadas as principais rodadas de networking entre os empreendedores brasileiros e argentinos. A missão se encerra na sexta (13), quando as startups terão agenda livre para organizar reuniões individuais de negócio.

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