Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conselho das Zonas de Processamento de Exportação amplia prazo para construção da ZPE de Macaíba

Ministro Marcos Pereira presidiu a 21ª Reunião do Conselho das Zonas de Processamento de Exportação

IMG 8458

Brasília (18 de julho) – O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), presidido pelo MDIC, ampliou, em três anos, o prazo para construção da ZPE de Macaíba (RN). A decisão foi tomada nesta terça-feira durante a 21ª reunião do CZPE, conduzida hoje pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.

Na reunião, realizada em Brasília, foi autorizada também a prorrogação do prazo para constituição da empresa administradora da Zona de Processamento de Exportação de Porto Velho (RO) até 14 de janeiro de 2018. A nova empresa será responsável pela realização dos investimentos necessários à implantação e operação da ZPE.

Como explicou a secretaria-executiva do Conselho, Thaíse Dutra, a dilatação desses prazos poderá incentivar uma maior participação da iniciativa privada nas ZPEs. “Com mais tempo, as empresas administradoras, estados e municípios conseguirão implantar as ZPE de maneira mais estruturada e organizada, o que pode poderá atrair um número maior de empresas”, disse.

Dutra explicou que o Conselho acompanhará de perto a evolução da construção da ZPE de Macaíba. “A empresa administradora da ZPE e os representantes do estado do Rio Grande do Norte e da prefeitura de Macaíba, proponentes do empreendimento, devem apresentar ao CZPE um Plano de Trabalho, com as etapas necessárias para a conclusão das obras”, explicou. 

Pauta

Durante a reunião, a secretaria-executiva informou aos membros do Conselho que foi comprovado o início das obras das ZPEs de Uberaba (MG), Aracruz (ES) e Boa Vista (RR). As empresas administradoras das ZPE de Bataguassu (MS) e Cárceres (MT) também enviaram ao CZPE documentos atestando a conclusão das instalações desses dois distritos alfandegados.

Dutra relatou aos participantes da reunião a rodada de apresentações realizada pela equipe do CZPE aos produtores agropecuários do Nordeste do país. Os representantes do MDIC estiveram em Bom Jesus (PI) e Luis Eduardo Magalhães (BA), onde apresentaram o regime brasileiro de Zonas de Processamento de Exportação e o perfil industrial das ZPE de Ilhéus (BA) e de Parnaíba (PI) aos agricultores de soja, milho e algodão da região.

Participaram do encontro servidores da Casa Civil e dos Ministérios da Fazenda, Meio Ambiente, Planejamento e da Integração. 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página